Geral

Lauromüllense que caminhava com o auxílio das mãos recebe cadeira de rodas motorizada

A manhã deste sábado, dia 22, será inesquecível para seu Vital Manoel Vital e para a esposa Bárbara Alves Vital. O lauromüllense não precisará mais andar com o auxílio das mãos.

Por volta das 9h30min, ele recebeu em sua casa uma cadeira de rodas motorizada no valor de R$ 6 mil. A ação foi mobilizada durante três meses por Diego Bett e por Nei Bordignon.

Mas os presentes não param por aí: geladeira, fogão, cesta básica e roupas também foram doadas. Já a neta de sete meses de idade Jhenifer do Santos Vital, que vive agora sob responsabilidade dos avôs, recebeu brinquedos e fraldas.

A doação da cadeira de rodas motorizada foi realizada após a Secretaria Municipal da Família e Ação Social de Lauro Müller encaminhar um pedido à Fundação Nova Vida, assistida pelo Governo do Estado de Santa Catarina. Já o restante dos presentes foi doado por moradores e empresas da região.

A família é sustentada com um salário mínimo, proveniente do aposento de seu Vital. Um acidente automobilístico lhe tirou os movimentos das duas pernas há mais de duas décadas. Mesmo com as dificuldades, o sorriso não sai do rosto de seu Vital.

Mas agora, ele terá ainda mais motivos para sorrir. “Com essa cadeira motorizada vai facilitar bastante as coisas. Agora vou até Orleans”, brincou ele.

Bárbara conta que não esperava que eles receberiam tantos presente. “A gente nem sabe como agradecer. Com a cadeira de rodas, ele não vai mais estragar tanto as roupas. Vai ser bom também para a saúde dele, o joelho estava sempre machucado porque ele ficava arrastando no chão”, contou.

O clima de felicidade e solidariedade contagiou também pessoas próximas à família. Para o sobrinho e vizinho do casal Douglas Machado dos Santos, a doação é de extrema importância. “Vai facilitar em tudo, principalmente na hora de levar ele ao hospital”, disse.

Outra vizinha, a senhora Lourdes Bittencourt Dalsasso, foi até a casa parabenizar os responsáveis pela doação. “Foi um gesto muito bonito, precisa de muita vontade para conseguir o que eles fizeram”. Relembre a campanha mobilizada pelos jovens na reportagem do Sul in Foco.

Bett diz que quando iniciou a campanha, seu objetivo era conseguir a cadeira de rodas motorizada, mas não imaginou que a ação alcançaria tamanha proporção. “Ver no início, a situação da família e ele se arrastando pelas ruas em um dia de chuva, e ver o que nós conseguimos agora, não têm palavras para explicar tamanha felicidade”.

Conforme Bordignon, muitas pessoas anônimas contribuíram com doações. “A campanha total alcançou R$ 9,3 mil de doações espontâneas”. Esse dinheiro foi utilizado na reforma da casa. A conta utilizada para arrecadar doações foi fechada. A campanha foi oficialmente finalizada hoje, mas ajudas podem ser realizadas diretamente para o casal.

Ketully Beltrame

[soliloquy id=”97837″]