As mãos que trabalham também são as mãos que caminham. Assim é a vida de Vital Manoel Vital, de 59 anos. Mesmo com a imensa dificuldade em se locomover, Vital não perde a esperança e vitalidade, realizando seus afazeres. Vítima de um acidente automobilístico que lhe tirou os movimentos das duas pernas, o homem é capaz de caminhar com as mãos, duzentos metros em aproximadamente duas horas.
Morador do bairro Barro Branco, em Lauro Müller, seu Vital foi abordado por dois jovens que se sensibilizaram com tal situação. Diego Bett e Alexandre Luiz estariam de passagem pelo bairro, quando observaram um senhor se arrastando pelo chão e manuseando dois pedaços de madeira nas mãos. “Eu nunca tinha visto algo parecido. Ele vinha puxando o corpo com as mãos. Fazia muita força para se mover poucos metros”, relatou Alexandre.
Angustiado, vendo Vital no chão, Diego procurou o homem em sua residência dias depois. Em uma breve conversa, a esposa de Vital, Bárbara Alves Vital, de 66 anos, informou que a família sobrevive com uma renda mensal inferior a um salário mínimo. Na casa mora o casal e um filho que atualmente está desempregado. “Eu tentei ajudar o Vital através do facebook e tive retorno de muitas pessoas”, disse Diego.
No início dessa semana, orleanenses visitaram a família e contribuíram com alimentos e roupas. “Vieram aqui e deixaram comida e roupas, muito boas. O Vital rasga muito as roupas por andar se arrastando”, disse dona Bárbara.
Sonho de uma cadeira elétrica
Para ter o mínimo de conforto para seu ir e vir, seu Vital depende de uma cadeira de rodas elétrica. O valor desse equipamento custa em média R$ 6 mil. “Com a cadeira, ele poderia sair de casa de uma forma mais tranquila e digna”, disse a esposa.
Conta bancária para doações
Com todos os documentos necessários para a abertura da conta, Diego Bett, encaminhou o processo burocrático para arrecadar o valor da tão sonhada cadeira de rodas. Em contato com a Caixa Econômica Federal de Lauro Müller, a conta já foi concluída e a partir desta sexta-feira (13) está apta a receber depósitos. O jovem ficou responsável pela conta. “Fico responsável pela conta até que o dinheiro total seja arrecadado. Tenho certeza que vamos conseguir esse valor. Seu Vital merece ter o mínimo de respeito e viver com um pouco mais de conforto. É desumano um homem ter que se arrastar pelo chão”, declarou Bett.
Para alegria do jovem, a primeira contribuição aconteceu na tarde de ontem (12), na loja de veículos onde Diego trabalha. O empresário de Morro da Fumaça no ramo de automóveis, Lauro Maccari, o Laurinho, contribuiu com R$ 500 reais. “Laurinho é amigo da família e se sensibilizou com a imagem. Me deu um ânimo há mais para realizar nossa campanha para seu Vital”, conclui Bett.
As pessoas interessadas em contribuir o número da conta é:
Caixa Econômica Federal
Agência: 4453
Operação: 013
Conta: 1597 – 7
[soliloquy id=”71203″]