Três vereadores se pronunciaram na tribuna da Câmara Municipal de Lauro Müller, na sessão desta segunda-feira (4). Dois vereadores do PMDB, José Artur Fernandes, o Zé Artur e Manoel Jades Izidorio, o Maneca, disseram que são inocentes nos processos que estão respondendo na justiça de cassação de seus mandatos.
Soraya Curcio Librelato (PSD) foi a primeira a se pronunciar e cumprimentou as mulheres pela passagem do Dia Internacional da Mulher, que será comemorado no próximo dia 8 de março. Comentou sobre um artigo da revista “Brasil em Revista” que trata sobre a ética, a moral e a política e com base nele, lamentou o que está acontecendo em Lauro Müller, onde a Promotoria de Justiça pede a devolução de uma quantia significativa, de mais de um milhão e quatrocentos mil reais, que teriam sido desviados dos cofres públicos do município na gestão passada. A vereadora também registrou que a creche nova do bairro Cairu, inaugurada em junho do ano passado, apresenta uma série de problemas em sua estrutura. Segundo Soraya, o padrão de entrada de energia elétrica, ainda é provisório, embora a obra tenha sido dada como concluída. Falando sobre a iluminação pública, a vereadora disse que o problema vem desde outubro de 2012, quando foi interrompido o contrato com a empresa que prestava a manutenção. Soraya afirmou ainda, que todos os setores da administração municipal pararam em outubro do ano passado e que a população, hoje está pagando um preço alto por isso.
José Artur Fernandes (PMDB) agradeceu às 565 pessoas que confiaram no seu nome e trabalho e o elegeram vereador. Defendeu-se de acusações que envolvem o seu nome e de sua família. “Quero aqui em público deixar bem claro que não tenho vinculo algum, não faço parte de desvio algum que está sendo investigado pelo Ministério Púbico Estadual. Acusações estas que eu venho sofrendo há algum tempo e que eu prefiro deixar para que a justiça faça o seu juízo final”, destacou. Zé Artur, também discorreu sobre o processo que responde na justiça, onde o Ministério Público Eleitoral pede a cassação de seu mandato de vereador.
Manoel Jades Izidorio (PMDB) alertou para uma reclamação de pais de alunos que utilizam o transporte escolar municipal, cobrando providencias quanto ao estado de conservação dos pneus dos ônibus, que em alguns veículos é precário. Também teriam denunciado que um motorista que está trabalhando, não tem habilitação e nem curso de qualificação para dirigir ônibus escolar. Relatou que moradores de Rio da Vaca e Rio Apertado estão sem a coleta de lixo. Falou sobre a precariedade da saúde pública no município, destacando que na unidade de Saúde do Guatá, tem pessoas indo a meia noite para o posto para pegarem fichas e serem atendidas pelo médico. Relatou que moradores das comunidades rurais que são atendidos no posto de saúde do Guatá, estão a mais de quinze dias tentando agendar consulta e não conseguem. Ao final de seu pronunciamento, Maneca, comentou sobre o processo que responde na justiça, de cassação do seu mandato de vereador.