Com o tema “Política e Plano Decenal dos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes – fortalecendo os Conselhos dos Direitos da Criança e do Adolescente” e a participação de 100 pessoas, entre representantes da sociedade civil, entidades governamentais e não governamentais, foi realizada na sexta-feira (8), das 13 às 17 horas, a X Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de São Ludgero.
Ao todo foram debatidos e aprovados cinco eixos baseados no Plano Nacional de Direitos Humanos das Crianças e Adolescentes. O presidente do Conselho Municipal Direitos da Criança e do Adolescente – CMDCA de São Ludgero, Afonso Boeing, ressalta que a grande participação foi resultado de um trabalho conjunto de pessoas comprometidas e preocupadas com as crianças e adolescentes do município.
“Aproveito para agradecer a presença de cada pessoa no evento”, reforça. Entre os participantes, também, estavam representes da área de Assistência Social do município vizinho Pedras Grandes. O objetivo era conhecer como aconteceria a conferência de São Ludgero. Durante o evento uma palestra foi ministrada por Vadenir Martins de Oliveira.
A conferência foi prestigiada pelo prefeito Volnei Weber, o vice-prefeito Ibaneis Lembeck, a secretária municipal da Saúde e Promoção Social, Nilva Schlickmann Pickler e a secretária municipal da Educação, Maria Marlene Schlickmann.
Durante pronunciamento, o prefeito Volnei Weber destacou a importância da participação da comunidade, em especial, de crianças na elaboração do Plano que em breve será debatido em âmbito regional e posteriormente em evento estadual.
Os cinco eixos debatidos e aprovados:
Eixo 1 – Promoção dos Direitos de Crianças e Adolescentes
Eixo 2 – Proteção e Defesa dos Direitos
Eixo 3 – Protagonismo e Participação de Crianças e Adolescentes
Eixo 4 – Controle Social da Efetivação dos Direitos
Eixo 5 – Gestão da Política Nacional dos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes
Colaboração: Bertoldo Kirchner Weber / Comunicação Prefeitura de São Ludgero