Política

Votos ao PL de Lauro Müller são anulados e vereador Serraninho tem mandato cassado

Partido cometeu fraude ao lançar candidatura fictícia de vereadora, a fim de viabilizar a participação de mais candidatos do sexo masculino na disputa.

Foto: Rádio Cruz de Malta

Os votos recebidos pelos candidatos a vereador do Partido Liberal (PL) de Lauro Müller nas Eleições Municipais de 2020 foram anulados. Além disso, o mandato do vereador Acione Andrade Izidoro, o Serraninho, foi cassado, bem como os registros de todos os suplentes.

A decisão é da juíza eleitoral da 23ª Zona Eleitoral de Orleans, Rachel Bressan Garcia Mateus, publicada no Diário da Justiça Eleitoral de Santa Catarina nesta quinta-feira, dia 15. Além disso, ela determinou a distribuição do mandato de vereador conquistado pelo partido aos demais partidos que alcançaram o quociente partidário. Ainda, a candidatura fictícia foi declarada inelegível pelo período de oito anos, a contar das eleições de 2020.

Valdecir Miotello, candidato a vereador pelo PDT, foi o responsável por ajuizar a Ação de Impugnação de Mandato Eletivo contra Partido Liberal de Lauro Müller e também contra Ilto Donizete Padilha dos Santos, Emerson de Oliveira, Acione Andrade Izidoro, Ivania Regina Mendes e Jose Nazaré Ferraz. Para tanto, ele alegou cometimento de fraude na formação da chapa proporcional, por meio de candidatura fictícia de vereadora, a fim de viabilizar a participação de mais candidatos do sexo masculino na disputa, alcançando a proporcionalidade de gênero. Tal feito consiste em abuso de poder político.

A juíza considerou “existência de provas robustas da fraude: baixa votação obtida pelas candidatas; ausência de movimentação financeira de campanha; ausência de distribuição efetiva do material de campanha que havia sido pago pela coligação majoritária, o qual permaneceu guardado na casa das candidatas; confissões contundentes das candidatas de que foram registradas tão somente para cumprir o requisito da cota de gênero”.

A Câmara de Vereadores de Lauro Müller será notificada a respeito. Da decisão, cabe recurso.

Notícias Relacionadas

Eleições 2020: “Acredito que a vez agora é do PSDB”, afirma presidente do partido sobre disputa pelo Executivo

O presidente do partido, Lucas Canever Librelato, conversou com a Redação do Sul In Foco e falou dos objetivos do PSDB

Eleições 2020: PP estuda possíveis coligações para lançar candidatos ao Executivo de Orleans

O presidente do partido, Silvério Baggio, conversou com a Redação do Sul In Foco e destacou uma possível parceria com o PSD

Eleições 2020: Com possibilidade de chapa pura, PDT quer oferecer opção ao eleitor de Lauro Müller

O presidente do partido, Manoel Jades Izidoro, falou com exclusividade sobre os preparativos para as eleições municipais.

OS Criciúma está concorrendo em concurso nacional de Boas Práticas

Concurso reúne vários Observatórios Sociais do Brasil e cada um concorre com alguma boa prática executada.