Geral

Voos aos domingos serão fixos no aeroporto de Jaguaruna

Para este ano, o objetivo é trazer mais duas empresas aéreas.

Foto: RDL Aeroportos/Divulgação/Notisul.

Foto: RDL Aeroportos/Divulgação/Notisul.

Diante do sucesso da primeira fase das operações do Aeroporto Humberto Ghizzo Bortoluzzi, em Jaguaruna, as negociações começam a tomar ‘novos voos’. O empreendimento fechou 2015 com balanço positivo e projeções para este ano. De maio a dezembro, 30 mil pessoas viajaram, o que mostra uma boa resposta às ofertas das companhias aéreas. Em dezembro, um voo extra aos domingos foi disponibilizado. Com a lotação em todos os dias de operação, a TAM vai tornar os voos nesse dia permanentes a partir do próximo mês – com chegada às 14h55min e saída às 16 horas.

Conforme os representantes da RDL Aeroportos, o projeto para este ano é trazer mais duas empresas aéreas para ampliar os destinos a partir de Jaguaruna. “Não há negociação sendo feita, existem especulações e nada de concreto sobre quais as empresas e os possíveis destinos. A vinda de novas empresas é uma negociação direta do governo do estado com as empresas aéreas, assim como foi feito com a TAM”, explicam.

O presidente da Associação Empresarial de Tubarão – Acit, Murilo Bortoluzzi, conta que há conversações para que a implantação das operações de carga avance este ano. “É necessário um esforço dos governos, especialmente o estadual, para sensibilizar os outros e para dirigir este processo disponibilizando recursos para a edificação do terminal de cargas, bem como tramitar o processo documental de aprovação do alfandegamento e Polícia Federal. Existem conversas para que este ano o governo estadual faça parte deste investimento”, revela.

Operação por instrumentos

No fim de 2015, o terminal começou a operar voos com instrumentos para diminuir problemas com decolagens e pousos em dias de pouca visibilidade, o que gerava muitos cancelamentos.

Terminal de cargas

A construção do terminal de cargas, suprimida do projeto inicial do aeroporto, com o objetivo de reduzir custos, foi aprovada no Plano Plurianual – PPA da Assembleia Legislativa de Santa Catarina – Alesc em agosto do ano passado. Junto com esta obra, de acordo com o site Notisul, foram aprovados o alargamento da pista para 45 metros e a conclusão do projeto do terminal de passageiros.