om isso, mais veículos e pedestres em movimentação pelas pistas duplicadas e vias laterais da BR-101 Sul catarinense.
As aulas nas redes públicas municipal e estadual em escolas lindeiras da BR-101 Sul em Santa Catarina recomeçaram nesta semana. Com isso, mais veículos e pedestres em movimentação pelas pistas duplicadas e vias laterais da BR-101 Sul catarinense. Maior quantidade de motoristas e pedestres em circulação implica em maiores cuidados, principalmente em locais de conversão, como os viadutos e locais específico para travessia de pessoas, como passarelas e passagens inferiores.
Nos bordos da rodovia estão localizados vários estabelecimentos de ensino, com fluxo de pedestres, sendo alunos, professores e funcionários. Este movimento fica evidente no início da manhã, ao meio-dia e final de tarde, períodos que também registram grande tráfego de veículos. Para se deslocar, estes pedestres necessitam cruzar as pistas duplicadas da rodovia, onde não há passagens, ou usar transporte coletivo que transita pelas pistas quanto pelas vias paralelas.
Em trechos duplicados, a recomendação do DNIT/SC é que os alunos procurem os dispositivos de segurança, como as passarelas e passagens inferiores para pedestres. Onde não houver este tipo de estrutura, a travessia das pistas deve ser realizada pelas passagens em nível – aberturas sinalizadas entre as proteções de concreto, obras de arte especiais (OAEs) como os viadutos e passagens inferiores para veículos.
Os transportadores escolares devem atentar e respeita a sinalização vertical e horizontal disposta na rodovia e vias laterais. Nas vias laterais, o limite de velocidade está fixado entre 40 km/h a 60 km/h, sendo que nas pistas duplicadas o limite de velocidade para ônibus está fixado em 90 km/h. Nos trechos urbanos pertencentes a BR-101 Sul, construídos nos municípios de Paulo Lopes, Imbituba, Laguna, Pescaria Brava, Tubarão, Sangão, Içara, Maracajá Araranguá, Sombrio, Santa Rosa do Sul, São João do Sul e Passo de Torres, o DNIT/SC instalou faixas de sinalização horizontal para travessia de pedestres.
Colaboração: Comunicação DNIT