Turismo

Volta ao passado: Passeio de trem pela região ocorrerá no dia 19 do próximo mês

Foto: Divulgação

Um passeio único e que deslumbra as belezas naturais do estado. Assim, é considerado pelos organizadores o 1º Trem Rubi de Inverno, que ocorrerá no dia 19 de agosto. O evento será uma oportunidade para quem quiser conhecer ou  reviver a época das estradas de ferro.

O percurso será de ida e volta entre Tubarão e Laguna. Os visitantes terão a experiência de viajar na locomotiva a vapor sobre os trilhos instalados na região em 1884 e apreciar cenários de montanhas, campos, cidades, praias e lagoas ao longo dos trajeto. Passear de trem ainda é uma forma comum de viagem em alguns países, mas essa prática já não é mais tão popular no Brasil.

Por isso, são promovidos estes passeios em muitas cidades do estado e do país. O embarque do dia 19 do próximo mês será a partir das 13h, com saída prevista para as 13h30min da estação do Museu Ferroviário de Tubarão e retorno às 17h30. O valor do passeio é de R$ 120 para pessoas acima de 11 anos, crianças de 6 a 10 anos o montante é de R$ 90 e menores de 5 anos não pagam. Está incluso no valor: a visita ao museu ferroviário, passagem de trem ida e volta, degustação de vinho na estação, café colonial em Laguna, cartucho de amendoim doce e gaiteiro nos vagões.

Conforme o voluntário do museu e um dos organizadores da ação, Jefferson Vitorino, o passeio é uma ação cultural e turística do museu, que visa a preservação da memória ferroviária. “ São esses passeios que mantém o museu, as manutenções nos vagões e locomotivas. São as vendas do bilhetes que conserva essa famosa atração turística de Tubarão em funcionamento. Não tem dinheiro público. O trem está nos trilhos hoje, graças às pessoas que adquirem as passagens. Quando você compra uma passagem, não vai apenas fazer um passeio de trem. Mas está contribuindo com a preservação da memória ferroviária”, assegura.

A viagem tem por objetivo reproduzir a experiência dos antigos trens que percorriam diariamente os trilhos da Estrada de Ferro Dona Tereza Cristina até a década de 1960. Neste passeio, o comboio será formado por uma histórica locomotiva a vapor, a rubi com vagões de madeira datados da primeira metade do século 20. A inauguração da estrada de ferro ocorreu em 1º de setembro de 1884 na Cidade Azul, com grande festa. O nome, Thereza Cristina, foi uma homenagem à esposa do então imperador do Brasil Dom Pedro 2º.

Com informações do Portal Notisul

Notícias Relacionadas

Doces ou travessuras? Maria-Fumaça temática vai comemorar Halloween e Dia do Saci

Dois passeios estão programados com o tema, entre Tubarão e Laguna. Um dos dias será dedicado à crianças

Museu Ferroviário: Passeio de trem entre Tubarão e Laguna ocorre em setembro

Será um trajeto curto, mas que oferece um visual e uma sensação mista de nostalgia e aventura

Passeio de jardineira será uma das atrações da Semana Nacional da Baleia Franca em Imbituba

Os passeios são gratuitos, com duração aproximada de 40 minutos. Um guia irá explicar sobre os atrativos turísticos de Imbituba.

Motorista fica ferido em acidente entre caminhão e trem em Pescaria Brava

A colisão ocorreu na passagem de nível da Ferrovia Tereza Cristina, no km 37,5 da linha principal