Durante dois dias, alunos de ensino médio, professores, diretores, coordenadores, acadêmicos e visitantes estiveram reunidos na Unisul na Vitrine das Profissões. O evento teve como objetivo mostrar para os alunos as possibilidades de carreiras profissionais que eles poderiam seguir no futuro. Cerca de 15 mil pessoas passaram pela Vitrine em 2019.
Para o professor Mauri Luiz Heerdt, reitor da Unisul, a Vitrine das Profissões prestou um serviço essencial para os estudantes. “Nós programamos o evento para que ele pudesse demonstrar para o estudante, na prática, algumas opções de vida para ele. Aqui na Unisul os alunos tiveram um apoio que é essencial para o futuro da sua vida”, comentou.
Muitos estudantes já vieram para a Vitrine com uma ideia de curso em mente. Outros, acabaram descobrindo um mundo de possibilidades. “Eu vim para o evento procurando saber mais sobre o curso de Administração. Mas aqui conheci outras ofertas que me encantaram. Pretendo pesquisar mais sobre essas possibilidades futuramente”, comenta Letícia, estudante do ensino médio de Imbituba.
Troca de experiência
42 cursos de graduação da Unisul estiveram presentes no evento. Os alunos puderam conversar com os acadêmicos, perguntar sobre a profissão que eles tinham interesse e conhecer mais sobre a área. “A Unisul consolida, dessa forma, o seu papel como universidade comunitária, pois presta orientação de carreira para os estudantes que aqui passaram. Nós sabemos que a escolha profissional é um momento difícil, e na Vitrine nós conseguimos auxiliá-los e dar o direcionamento que eles precisam e merecem”, enfatizou o professor Rafael Ávila Faraco, diretor do Campus Tubarão.
Meio de transporte alternativo
Muitos acadêmicos, provenientes da região da Amrec (Associação dos Municípios da Região Carbonífera), vieram para a Vitrine das Profissões utilizando um transporte diferenciado: o trem. Neste ano, estudantes de Içara, Morro da Fumaça e Rincão vieram para Tubarão utilizando a linha férrea. “Foi muito legal andar de trem. Não é algo comum à nossa realidade, então foi uma experiência marcante”, comentou o aluno do ensino médio, Mateus Henrique.
Inovação na transmissão
Pela primeira vez, o evento foi transmitido ao vivo. Foram mais de dez horas de transmissão por dia, com entrevistas, matérias especiais e interação com os visitantes. O trabalho foi realizado pela equipe da UnisulTV em parceria com alunos e professores do curso de Comunicação Social da Unisul.
Colaboração: Comunicação Unisul