Através de uma portaria assinada pelos delegados Marcelo Santos de Bittencourt e Gustavo Madeira da Silveira, desde o dia 2 de março, oficialmente, a realização de vistoria de veículos não acontece mais na sede da Delegacia de Polícia Civil de São Ludgero. As vistorias devem ser realizadas em empresas credenciadas com sede na 5ª Regional Policial. No caso de Braço do Norte, na empresa Vistosul.
Mesmo sem portaria, as vistorias já acontecem em Braço do Norte e não mais em São Ludgero. Entre os motivos apontados na portaria, no caso específico de São Ludgero, é enfatizado que o setor de vistoria não dispõe de profissional com conhecimento técnico necessário para a realização de vistorias veiculares, bem como que existe a falta de recursos tecnológicos eficientes para a realização de vistorias seguras, como as realizadas em empresas credenciadas pelo Detran. O documento ainda informa que a mudança não acarretará em novas taxas.
A decisão de desativar as vistorias é válida não só para São Ludgero, mas para os demais municípios da região, inclusive, Braço do Norte. O prefeito em exercício, Ibaneis Lembeck, sobre o assunto disse que a Administração Municipal em fevereiro recebeu apenas um ofício informando de que o funcionário municipal que estava cedido à Delegacia de Polícia estava novamente a disposição do município. “Respeitamos a decisão, mas é evidente que o transtorno será bem maior para os sãoludgerenses com o fato de terem que deslocar até Braço do Norte para realizar uma vistoria”, observa.
Colaboração: Bertoldo Kirchner Weber