Os produtores se preparam para oferecer variedade e qualidade aos visitantes
Não é à toa que a Festa do Vinho leva este nome. Além de diversas outras atrações, o evento é dedicado a valorizar a bebida mais tradicional de Urussanga. Tanto para apreciadores mais rebuscados quanto para consumidores comuns, os dias das festividades são propícios para conhecer novos sabores ou para aproveitar os já conhecidos.
Tem para todos os gostos. Em um ambiente devidamente preparado, seis vinícolas da cidade estarão oferecendo toda a variedade, além do clássico e bastante procurado tinto suave. Os produtores artesanais também terão espaço no tradicional concurso, que envolve várias premiações.
De acordo com Deivson Baldoin, representante das vinícolas, apesar da diversidade, a grande atração é a peculiaridade que a produção de Urussanga contém. “O vinho produzido da uva Goethe é o nosso grande diferencial. Esta uva se adaptou muito bem às condições da cidade, diferente de outras regiões, e este vinho atrai apreciadores de diversos lugares do país”, explica.
Esta qualificação confere ao produto o selo de Indicação Geográfica (IG), que atribui reputação, identidade própria e distingue de similares no mercado.
Prontos para atender a demanda
Durante a preparação para a Festa, os produtores abastecem os estoques visando o grande público que o evento contempla. Diante da demanda, é preciso organização e muito trabalho tanto antes quanto durante o evento.
Segundo Thais Trevisol, uma das responsáveis pela vinícola Trevisol, a temperatura também influencia nas vendas, já que o vinho é mais procurado no frio, mas, de qualquer forma, as expectativas são as melhores possíveis. “Acreditamos em um aumento de 10% com relação aos outros eventos. Nossa estimativa é de vender 10 mil garrafas no total”, comenta.
Luiz Mazon, da vinícola Mazon, ressalta que é preciso montar uma equipe para conseguir dar conta dos trabalhos durante a Festa. “Participam várias pessoas envolvidas com a vinícola. Os familiares ficam à disposição para ajudar, já que são alguns dias de dedicação”, conclui.
Colaboração: Tadeu Spilere – Ápice Comunicação