O pontapé inicial para a colheita da uva Goethe foi dado nesse sábado em Urussanga, com o lançamento da 8ª Vindima Goethe. A festa está marcada para o dia 21 de janeiro e terá programação evidenciando o produto, que é exclusivo de Urussanga e dos municípios vizinhos.
Segundo o presidente da Associação ProGoethe, Renato Damian, os vitivinicultores estão na expectativa para a colheira. "Neste ano o clima não colaborou e teremos uma safra aproximadamente 50% menor, mas a qualidade continua em alta", afirma. Um dos momentos mais esperados da Vindima é a missa das "mãos que colhem", em honra a São Vicente, padroeiro dos produtores de uva.
Atualmente, a uva Goethe é o único produto de Santa Catarina que consta no mapa de indicações geográficas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). "É um privilégio dos Vales da Uva Goethe ter um produto tão exclusivo, por isso os produtores e os municípios precisam valorizar essa marca", avalia o prefeito de Urussanga, Johnny Felippe. "Em Urussanga, fazemos questão de associar o nome da cidade à uva Goethe, incluindo o selo da indicação geográfica em todos os nossos materiais de divulgação e ofícios", frisa.
Colaboração: Renan Medeiros