Segurança

Vigilância Sanitária confirma denúncia de maus tratos a cães em São Ludgero

Os animais foram encaminhados para o Hospital Veterinário do Unibave, que tem Cooperação Técnica com o município, e ficarão internados até a recuperação plena

Fotos: Arquivo Centro de Zoonoses e Bem Estar Animal de São Ludgero

Após uma denúncia anônima referente a maus tratos de animais, a Polícia Militar e a Vigilância Sanitária de São Ludgero, em ação conjunta, retiraram de uma propriedade particular três cães em estado de desnutrição. Os animais foram encaminhados para o Hospital Veterinário do Unibave, que tem Cooperação Técnica com o município, e ficarão internados até a recuperação plena.

A guarnição e os profissionais da vigilância chegando ao local, não encontraram ninguém na residência. Avistaram um cão na corrente e outros dois latindo muito. Ao fazer uma aproximação os profissionais já perceberam avançado estado de desnutrição, nenhum deles possuía a sua disposição alimentação e somente um possuía um pouco de água. Aparentando entre um ano e um ano e meio de idade e, após, constatado diante da situação, maus tratos contra os cães, foram levados ao Hospital Veterinário do Unibave, em Orleans, para atendimento, internação e recuperação. Os cães não eram chipados.

A Divisão de Controle de Zoonoses e Bem Estar Animal de São Ludgero, informa que, segundo denunciante, os animais se encontravam na situação a mais de um mês. O responsável pelos animais será notificado e intimado, respondendo pela condição de maus tratos em que deixava os animais.

As denúncias de maus tratos de animais podem ser realizadas na Delegacia da Polícia Civil de São Ludgero, por boletim de ocorrência presencial ou online, bem como ligando para o número 181. Também pode ser acionada a Polícia Militar pelo 190.

A Lei 14.064/2020 aumentou a pena para quem maltratar cães e gatos. A partir de agora, quem cometer esse crime será punido com 2 a 5 anos de reclusão, multa e proibição da guarda. Caso o crime resulte na morte do animal, a pena pode ser aumentada em até 1/3.

Com informações da Assessoria de Comunicação Prefeitura de São Ludgero

Quer receber as principais noticias da região? Entre no nosso grupo de WhatsApp e fique atualizado de forma rápida e confiável