O tripulante sentiu um mal súbito enquanto aguardava a parada no porto.
Um tripulante vietnamita estava muito debilitado, sentia fortes dores abdominais, por isso não possuía condições físicas de sair de um navio sozinho. O navio King Island, das Filipinas, estava a aproximadamente três quilômetros do Porto de Imbituba enquanto aguardava para ancorar ontem, por volta das 8h30min.
Ele foi retirado pelos bombeiros militares de Imbituba por meio de técnicas de salvamento em altura. Conforme o site Notisul, esse tipo de resgate necessita ser muito apurado e específico devido aos riscos envolvidos, como afogamento, esmagamento, entre outros.
Devido às ondas e à diferença de tamanho e peso entre o navio e a embarcação de resgate, ocorre uma constante diferença de altura, o que exige muita técnica e perícia dos profissionais envolvidos. Logo após o resgate, o tripulante foi conduzido ao Hospital São Camilo.
O trabalho foi realizado pelos bombeiros, cabo Davi de Souza e Mauricio Mazzoca Pires, junto com o funcionário da agência Friendships, Rodolfo Medeiros Raup, com apoio da embarcação Villa, do serviço de praticagem portuária.