Animais precisaram passar por atendimentos antes de serem liberados para voltar ao mar. Soltura aconteceu na Praia do Moçambique, em Florianópolis
Onze pinguins-de-Magalhães resgatados em Santa Catarina foram soltos no mar da Praia do Moçambique, em Florianópolis. Os animais precisaram passar por atendimentos antes de serem liberados para voltar ao mar.
A soltura foi feita pelo Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS). No total, a entidade resgatou 122 pinguins no estado. Do total, 24 foram soltos ao longo do ano.
Muitos dos animais foram encontrados debilitados, desidratados e desnutridos no litoral catarinense. Alguns deles também tinham marcas de interação com equipamentos de pesca.
Assista ao vídeo:
Conheça o pinguim-de-Magalhães, espécie que migra para SC no inverno
Janaina Rocha Lourenço, médica veterinária do projeto, explica que a reabilitação ocorre de forma específica para cada um dos animais resgatados. Os pinguins passam por exames e, “muitas vezes cuidados paliativos, como um manejo nutricional e sanitário adequado, já fazem parte de 90% da reabilitação”.
Presença frequente no litoral catarinense no inverno, os animais são da espécie Spheniscus magellanicus e vêm à costa brasileira em busca de alimento. Eles se adaptaram para promover o impulso através da água. Quando jovens, têm uma coloração de penas mais acinzentada. Quando mais velhos é que ganham a plumagem característica, com tons de preto e branco.
Com informações G1SC