O empresário e prefeito de Siderópolis, Hélio Cesa, o alemão, afirma ter encontrado algumas dificuldades em 2017. No entanto, mesmo com a crise econômica e incertezas enfrentadas por muitas prefeituras do Brasil, a prefeitura de Siderópolis encerrou o ano com bons resultados. Importantes obras foram entregues e outras continuam em 2018.
“É um ano que o Brasil inteiro vai esquecer. A economia foi muito difícil, não só para empresas como também para os órgãos públicos. Começamos o ano muito mais preocupados do que esse ano de 2018. Chegamos a pensar em parcelar os salários, mas isso não aconteceu. Fizemos alguns ajustes fortes de equilíbrio na nossa receita”, comentou.
O prefeito Alemão destacou algumas conquistas do município no último ano. “Concluímos obras que já estavam planejadas desde 2016. Consolidamos a nossa Feira da Agricultura Familiar e estamos caminhando na diversificação da economia. Introduzimos a piscicultura como mais uma fonte de renda. Além do SC Rural que foi importante”, afirmou o prefeito.
Reforma Administrativa em 2018:
“Estamos caminhando para uma reforma administrativa e pretendemos enviar para Câmara de Vereadores até metade do ano para que a gente tenha uma prefeitura que atenda às necessidades mais próximas que a população precisa”, destacou o prefeito. Ainda de acordo com Alemão, ainda em 2018 um concurso público deverá ser realizado para a contratação de novos profissionais.
Compromisso com saúde e educação:
Duas unidades de saúde estão sendo construídas em Siderópolis. Os moradores do centro e da comunidade do Rio Jordão devem receber as obras prontas até o final do ano. “Continuamos com investimento forte na área da saúde. Em 2017 foram investidos 12% a mais do que preconiza nossa constituição”, afirmou o prefeito.
Na área da educação, a reforma de duas escolas que há mais de 20 anos não eram revitalizadas foram os destaques do prefeito. Os Centros de Educação Infantil do Município também receberam ar-condicionado e a expectativa é que até o final do ano todas as escolas municipais sejam climatizadas.
“Se fizermos bem feito o básico e cuidar da educação, da saúde, da limpeza, eleva também a autoestima da população e todos começam a entender que a Praça é do povo, a prefeitura é da população. E o que é público precisamos cuidar”, enfatizou.
Carnaval e Festa do Colono:
Evento tradicional no município de Siderópolis, o famoso carnaval de rua não é prioridade para a Administração Municipal em 2018. Os foliões devem participar com dois blocos no Balneário Rincão. A Feijoada da Montanha ainda continua no calendário de eventos do município.
“A nossa vontade é fazer festa e deixar o povo feliz e o comércio que também participa. Mas temos que ter o pé no chão e acho que no momento de crise temos que ter a responsabilidade de não criar um oba-ba”, explicou alemão.
Já a expectativa para a realização da Festa do Colono é positiva. “Esperamos realizar um evento na Praça de Siderópolis e reunir toda a população, até mesmo os que não moram mais aqui”, enfatizou.
O prefeito Hélio Cesa destaca que o município conseguiu adquirir três novos ônibus para transporte escolar com recursos próprios no último ano. Verba que seria investida no carnaval.