“Um ano vitorioso para Braço do Norte”, assim o prefeito Beto Kuerten resumiu 2017. Apesar dos desafios econômicos enfrentados pela maioria das cidades brasileiras, Braço do Norte caminhou na direção contrária. Em seu primeiro mandato como líder do executivo, ele acredita que o último ano foi de superação e aprendizados.
“Nós economizamos na folha de pagamento, reduzimos contratos, criamos oportunidades e condições para poder pagar nossos fornecedores em dia. Resgatamos a credibilidade financeira, investimos nos nossos colaboradores, enfrentamos as mais diversas situações”, contou Kuerten.
Na entrevista concedida ao Sul in Foco o prefeito de Braço do Norte destacou algumas das principais ações da sua gestão. Confira:
Iniciativas que contribuiram para o desenvolvimento:
De acordo com Beto Kuerten, impedir o Nepotismo na prefeitura de Braço do Norte foi uma das primeiras iniciativas da gestão atual.
“Primeira lei que sancionei como prefeito foi a lei do Nepotismo. Nós impedimos a contratação de parentes até terceiro grau, de prefeito, vice-prefeito, vereadores e secretários pregando a moralidade no serviço público”, afirmou.
Ainda de acordo com o prefeito, a reforma administrativa aprovada pela Câmara de Vereadores de Braço do Norte em dezembro gerou economia para o município. Foram extintas secretarias e 20% dos cargos comissionados não foram nomeados.
Confira outros destaques na entrevista:
Mais investimentos em educação e saúde:
“Lançamos o programa “Escola Bonita”, uma condição de infraestrutura diferenciada para os alunos e professores. Atualizamos o piso do magistério de 2017 e atualizamos 2016 que não havia sido pago”, afirmou o prefeito ressaltando que também foram investidos aproximadamente 300 milhões no programa.
Na área da saúde, o município adquiriu com recursos próprios um veículo para transporte de pacientes no valor de R$ 70 mil. Braço do Norte foi contemplado com duas ambulâncias que serão entregues em 2018. O destaque de Beto na área da saúde é o programa “A Fila Anda” inédito no município e referência em Santa Catarina.
“Em um único dia entregamos aproximadamente 450 procedimentos médicos, entre exames cirurgias e consultas. Tínhamos pessoas esperando desde 2015 para a realização exames”, frisou o prefeito.
Veja outros destaques na entrevista:
Projeto inédito contempla crianças de baixa renda:
Braço do Norte já oferecia aos adultos de baixa renda fraldas geriátricas, agora a iniciativa também irá contemplar as crianças. De acordo com Beto, o município recebeu da Fundação Nova Vida uma máquina para a confecção de fraldas infantis.
“Agora as crianças de baixa renda serão contempladas com esse importante investimentos das famílias que é necessário na vida de qualquer ser humano”, comemorou beto.