Com retorno programado ainda para esta quinta-feira da Itália, o vice-prefeito de Içara, Sandro Giassi Serafin, esteve ontem em Brescello – comunidade italiana da região da Emília-Romanha, Província de Reggio Emilia. Lá ele conheceu uma usina de biogás, que produz um mega de energia dia, aproveitando restos de legumes e frutas e dejetos de bovinos e suínos.
O vice-prefeito acompanha a comitiva de profissionais da Cermoful, de Morro da Fumaça. A intenção é instalar uma usina na localidade de Ronco D´Água com geração de energia alternativa e limpa. “A usina produz energia por meio do aproveitamento de restos de beterraba e melão – produção muito forte na Itália, que exporta para toda a Europa, Tailândia e Oriente. Eles também aproveitam dejetos de suínos e bovinos. Os produtos em processo de metamorfose, geram a energia”, explica Serafin.
Segundo Sandro, o prefeito de Brescello, Marcello Coffrinni, garantiu que em breve fará uma visita no Brasil, em Içara. O vice-prefeito faz também uma avaliação do que pode conhecer na usina. “A visita foi bastante interessante. Com os técnicos e o prefeito, pudemos iniciar o estudo para a geração de energia em Içara, por meio do gás butano. Em nossa cidade temos o aterro sanitário, que com a coleta seletiva e os dejetos de suínos e aves de Braço do Norte poderemos montar um projeto”, complementa.
Durante a estadia na Itália, o grupo visitou também a usina de fotovoltaica flutuante na cidade de Suvereto, com potência instalada de 200kw – uma patente do grupo ERA. Conheceu ainda o pólo tecnológico da cidade de Navacchio, próximo a Pisa.
Colaboração: Francis Leny / Comunicação Prefeitura Municipal de Içara
[soliloquy id=”101042″]