Cultura

“Viagem Teatral” chega à região com lições de cuidado ao meio ambiente

Os atrapalhados heróis Reduzir, Reutilizar e Reciclar passaram na tarde de ontem pela Praça da Igreja Matriz São Donato de Içara e reuniram adultos e crianças para o grande espetáculo: “Os 3R’s em: A Grande Missão”.

A apresentação fez parte da sétima edição do projeto Viagem Teatral e levou, por meio do humor, lições de cuidado com o meio ambiente. Os super-heróis divertidos irão passar hoje por Criciúma e seguem com apresentações em Forquilhinha, Araranguá e Rio do Sul, na quinta-feira, sexta-feira e sábado, respectivamente. Ação é uma iniciativa do Ministério da Cultura, Governo Federal, com patrocínio da SC Gás.

As amigas Inaie Ghisi Luciano, de oito anos, e Maria Luiza Mendes Pereira, de nove anos, se divertiram e aprenderam ao assistir a história da pequena Rosa, uma menina que está à procura do seu amigo, o boneco Lelé, que durante uma faxina foi jogado no lixo pela sua mãe. No decorrer da peça, Rosa descobre todo o caminho feito pelo lixo e, paralelamente, os amigos Reduzir, Reutilizar e Reciclar procuram explicações para tanto lixo misturado.

Para Inaie, que acompanhou atentamente cada cena, o teatro foi uma oportunidade assistir uma grande aula divertida e ao ar livre. “Reciclar é muito importante, então vale a pena assistir a peça. Mesmo que a gente já tenha estudado, é muito importante lembrar sempre desse assunto”, comenta.

Maria Luiza, também muito interessada, garante que, mesmo em meio às risadas, vai levar muito ensinamento para a casa. “Isso educa muito as crianças. Mostrou várias coisas que podemos fazer com objetos reciclados. Achamos o cenário e tudo que ele fizeram, muito interessante”, afirma.

Projeto bem recebido na cidade

Conforme o coordenador do projeto, Heitor Lins, da empresa Harmônica Arte e Entretenimento, logo nos primeiros contatos com a Fundação Cultural de Içara, a recepção foi calorosa. “A cidade logo se mostrou interessada na passagem do projeto por aqui. Fomos muito bem recebidos e, pelo que percebemos, o público gostou do que viu. Nós também adoramos, pois a praça aqui é muito bacana e até o clima agradável colaborou”, afirma.

Contente com o resultado da ação, o presidente da Fundação Cultural de Içara, Daniel Loch, comemorou e agradeceu a iniciativa. “Estamos recebendo quatro escolas municipais e a Apae. Temos certeza de que o conteúdo passado por meio do teatro será multiplicado, pois as crianças cobrarão dos seus pais e demais familiares, comentaram com os amigos e levarão pra sempre o aprendizado”, declara.

Após perceber o entusiasmo com que as crianças receberam a iniciativa, o presidente garante que deve estudar novas formas de inserir o teatro nas atividades da cidade. “Essa foi a primeira apresentação que trabalhamos com as crianças e as expectativas foram superadas. Quem sabe consigamos trabalhar mais esse tipo de ação nas escolas”, comenta.

O grupo fará uma apresentação nesta manhã, às 10h, na Escola Professor Lapagesse, em Criciúma.

Com informações do site Clicatribuna

[soliloquy id=”118869″]