Já está tudo pronto para os primeiros quinze dias de testes dos estudantes universitários que utilizarão a Ferrovia Tereza Cristina para se deslocar até as Universidades de Criciúma. Na segunda-feira (19), o trem parte às 18h10 da Rodoviária de Içara, indo até as proximidades da Satc, no túnel de passagem no bairro Jardim Angélica.
Os detalhes finais foram acertados pelo prefeito Murialdo Canto Gastaldon na noite de ontem, em reunião na Unesc, junto de membros da Universidade, da Faculdade Satc, da Polícia Militar e da Coordenação de Transportes de Içara.
“O retorno será às 22h30 e os estudantes vão embarcar de volta para casa no mesmo local do desembarque. O percurso tem tempo estimado de 35 minutos, facilitando a vida dos jovens que muitas vezes chegam atrasados devido aos congestionamentos. Agradecemos a parceria da Ferrovia que nos cedeu o Trem do Museu Ferroviário. Este é, sem dúvidas, o primeiro passo para iniciarmos um novo processo de mobilidade urbana entre as duas principais cidades da Amrec. Nossa expectativa é que além do transporte dos alunos, futuramente, o restante da população seja contemplada”, adiantou Gastaldon.
Os detalhes da segurança, no local de embarque e desembarque e nas regiões por onde o trem passará, também já foram acertados com o a Polícia Militar. Inicialmente, serão disponibilizados cinco vagões com capacidade para 40 passageiros cada um.
Também participaram da reunião o reitor Gildo Volpato, a pró-reitora de Administração e Finanças da Unesc, Kátia Sorato, o chefe de gabinete da Reitoria Ricardo Pieri, a secretária da Educação de Içara, Jaqueline dos Santos, os representantes da coordenação de Transportes de Içara, Fernando Klima Felipe e Fabiana Alves Guedim, o administrador do campus da Satc, Luiz Augusto Faraco Wasnienski e o representante da Polícia Militar de Santa Catarina, Murialdo Romancini de Souza.
Colaboração: Tânia Giusti / Comunicação Prefeitura de Içara