Saúde

VI Conferência Municipal de Saúde debate propostas e melhorias para o setor em Lauro Müller

O evento aconteceu no auditório da Coopermila, onde estiveram presentes autoridades do município.

Foto: Divulgação / Prefeitura de Lauro Müller

Com o tema: “Democracia e Saúde: Saúde como Direito e Consolidação e Financiamento do SUS”, foi realizada na tarde desta sexta-feira (29) a VI Conferência Municipal de Saúde de Lauro Müller. O evento aconteceu no auditório da Coopermila, onde estiveram presentes autoridades do município, profissionais da área e representantes da comunidade, entre elas o prefeito Valdir Fontanella, o presidente do Poder Legislativo, Luciano Leodato, a secretária de Saúde, Carla Zabotti Dias, e o presidente do Conselho Municipal de Saúde, Maicon Paz.

A enfermeira e mestre em saúde, professora Greice Lessa, foi a conferencista responsável que debateu uma série de assuntos relacionados ao tema proposto. Além da palestra, os participantes discutiram as propostas apresentadas e elegeram os delegados que irão representar o município na etapa estadual.

A conferência municipal foi promovida pelo Conselho Municipal de Saúde e Secretaria Municipal de Saúde do Governo do Município. “Este é um momento de grande importância para o fortalecimento das politicas públicas ligadas à área da saúde. A conferência é um instrumento legal que permite a participação da sociedade em geral para debater e definir diretrizes a fim de que as políticas de saúde sejam cada vez mais fortalecidas”, destacou a secretária da pasta, Carla Zabotti.

“A saúde pública tem sido o maior desafio, não somente em Lauro Müller, mas em todo país. Em nosso município, fechamos 2018 investindo 27% na área da saúde, sendo que o prudencial é de 15%. Foram 12% acima da média e mesmo assim percebemos que ainda é necessário mais. Os municípios estão enfraquecidos com este sistema de saúde pública atual. Por isso considero importante este momento para que possamos apresentar os nossos anseios como município”, destacou o prefeito Valdir Fontanella.

Além das lideranças municipais, também estiveram presentes no encontro, o gerente regional de Saúde, Fernando De Fáveri, a coordenadora da Comissão Intergestores Regional de Saúde – CIR, Glaucia Cesa Périco, e apoiadora do Cosems, Roseclair Barros.

As discussões propostas serão encaminhadas para a Conferência Regional, ainda sem data definida para ser realizada. Também foram definidos os nomes dos delegados que irão representar Lauro Müller na conferência estadual:

Representante de trabalhadores da saúde: Mariela Bagio Gomes

Representante do governo: Teresinha de Jesus Mendes

Representante de usuários do SUS: Romerio Pedro Amancio

Representante de usuários do SUS: Alicemar Leandro.

[soliloquy id=”321429″]

Colaboração: Comunicação Prefeitura de Lauro Müller

Notícias Relacionadas

Secretaria de Saúde de Criciúma reforça chamado de gestantes, puérperas e crianças para vacinação contra influenza

Agentes Comunitários de Saúde visitarão as residências para monitoramento e intensificação de informações por causa da baixa adesão à campanha nacional

Seminário discute desenvolvimento da cadeia leiteira no Sul de Santa Catarina

Justiça confirma resultado de licitação que gerou economia de R$ 12 milhões pela Saúde do Estado

A licitação foi realizada pela Secretaria da Saúde para fornecimento de ventilação domiciliar e tratamento de oxigenoterapia a pacientes catarinenses.

Secretário da Saúde debate modelos de contratação de leitos privados com órgãos de controle e prefeituras

Por conta do aumento significativo da ocupação dos leitos públicos, os entes públicos entendem como necessária a contratação na rede hospitalar privada