A discussão iniciou após a vereadora Giovana Galato Santa Rosa (PP), sugerir ao Governo Municipal, o aluguel de banheiros químicos em dias de eventos realizados no centro da cidade
A instalação de banheiros públicos na Praça Central de Cocal do Sul, voltou a ser tema de debate entre os vereadores na noite desta última terça-feira (04), em sessão legislativa. A discussão iniciou após a vereadora Giovana Galato Santa Rosa (PP), sugerir ao Governo Municipal, o aluguel de banheiros químicos em dias de eventos realizados no centro da cidade. De imediato, os vereadores relembraram a antiga revindicação em 2014, rejeitada naquele ano pelos vereadores.
A presidente do legislativo, Roseny Citadin Barbosa, a Nega (PMDB) colocou em votação a indicação. houve apoio e sugestões. “É um pedido de uma munícipe. Sabemos da possibilidade da administração municipal em construir banheiros públicos na praça. Enquanto isso, poderia haver o aluguel de banheiros químicos para auxiliar a população em dias de eventos, como Cocal Fest e Desfile Cívico de Sete de Setembro. Muitas vezes, as pessoas buscam o comércio para utilizarem o banheiro”, defende Giovana.
O vereador Agenor Pedroso (PDT) lembrou de um Projeto de Lei votado e rejeitado na Câmara de Vereadores em 2014, que previa a construção de uma quiosque, juntamente com banheiros. “As pessoas que vem até o centro da cidade tem que ir até as lojas pedirem para utilizarem os banheiros. Que seja executado este projeto de 2014 e atenda esta carência no centro da cidade para beneficiar os moradores e visitantes”, destacou Pedroso.
“Que os banheiros fiquem ali para o ano todo. Precisamos nos adequar para, inclusive receber os turistas que vêm até nossa cidade”, enfatizou o vereador Érik Pereira Zeferino (PC do B), destacando a importância da construção e manutenção da estrutura.
O vereador Richardson Vieira (PDT) destaca que é constrangedor o pedido das pessoas para usar os banheiros em lojas da cidade. “As pessoas pedindo para usarem banheiro nas lojas é muito constrangedor. A prefeitura poderia comprar os próprio banheiros químicos. Eles seriam utilizados, tanto para eventos eventos quanto aos servidores municipais em obras pela cidade”, afirma Vieira que também é comerciante na cidade.
“No ultimo Natal Luz, colocaram estes banheiros químicos à disposição da população, mas faltou as estruturas para os portadores de deficiência. Realmente todos os eventos deveria ter essas estruturas. Não podemos esquecer das pessoas com deficiência”, lembra o vereador Marcel Freitas (PSDB).
O vereador Adriano Possamai Della (PSDB) também lembra de uma indicação onde solicitava a construção de um palco e dos banheiros públicos na Praça Central. “Vem ano e passa ano e se coloca a mesma indicação. Seria muito interessante este palco fixo e com banheiros. Sou favorável a indicação da vereadora”, concorda Della.
E o vereador Luiz Henrique Bittencourt (PP) propôs que a Câmara de Vereadores provoque o Governo Municipal a reeditar o projeto de 2014. “Vamos provocar o Poder Executivo para que se reedite este projeto com nova roupagem. Uma estrutura sem uso de bebida alcoólica, mas com palco e coreto. Vamos pedir o reestudo. Em 2014 houve divergência de opiniões e foi negado este projeto aqui na Câmara de Vereadores. Sou favorável a indicação da vereadora”, destacou Bittencourt.