A sessão da Câmara de Vereadores de Orleans dessa segunda-feira (1), contou com dois pronunciamentos aprovados pela presidência da Casa Legislativa. Reivindicação e prestação de contas foram os assuntos abordados. No primeiro momento, fez uso da Tribuna, o presidente da Associação de Moradores do Bairro Nova Orleans, Joel Cavanholi, que trouxe o apelo por melhorias de infraestrutura de dezenas de famílias residentes no bairro.
Segundo o representante, a ida até o plenário foi necessária, pois a localidade foi praticamente esquecida pelo Poder Executivo. “Hoje, nossa principal solicitação diz respeito às ruas. Algumas vias encontram-se em estado de insegurança. Estão sem iluminação, sem coleta de lixo e com buracos, ferindo a integridade física de crianças e adultos que lá residem”, mencionou Cavanholi.
Conforme o presidente da associação, reuniões ocorrem periodicamente no bairro e em oportunidades passadas, a associação contou com a presença do secretário de Infraestrutura, Udir Luiz Pavei, o Dija, e do secretário de Administração, Eduardo Bertoncini. “Colocamos todas as nossas necessidades para eles quando estiveram em nossa reunião. Pouca coisa aconteceu na questão das ruas. Nós precisamos de lombada, placas e melhorias em estradas onde não consta pavimento. Não temos um local adequado de lazer para nossas crianças. Isso tudo foi dito aos secretários”, afirma.
O assunto rendeu discussão entre os vereadores após o pronunciamento do presidente da associação. Osvaldo Cruzetta exclamou a ideia de que o prefeito e seu secretariado estão deixando a desejar. “Em tempos de eleição muitas são as promessas de melhorias nas localidades. Porém, nós vereadores quando apresentamos algum projeto ou indicação demoramos em ser atendidos. Aí nos vem à solicitação do Poder Executivo e temos que ter pressa em nossas aprovações”, declarou Vá, se referindo aos projetos de leis enviados à Câmara pelo prefeito.
Líder do governo na Câmara, Valter Orbem, informou que a administração municipal trata como prioridade o bem estar de todos os cidadãos. “Nosso município é atualmente um canteiro de obras. As localidades de Rio Novo, João Paulo II e São Gerônimo estão recebendo melhorias jamais imaginadas que pudessem acontecer em tão pouco tempo. Se tratando de Nova Orleans, não podemos esquecer que no bairro inaugurou há pouco tempo, uma creche referência na área de educação e que beneficia muitas famílias. O bairro tem sete ruas de asfalto, o laboratório do Sisam-Sul que está em fase de construção e em breve a localidade ganhará uma unidade de saúde totalmente nova”, destacou Orbem.
No segundo pronunciamento o espaço da Tribuna foi cedido ao presidente do CTG Orleanense, José Roberto Antunes, o Beto, que prestou contas aos vereadores, após o apoio financeiro conseguido por meio de indicação da Casa Legislativa. “Temos que agradecer aos vereadores pelo auxílio financeiro, fundamental para a elaboração das nossas atividades. Este ano, o rodeio no município registrou recorde de público, superando todas as outras edições. Foram trinta e um CTGs que prestigiaram o evento. Atualmente, nossa organização conta com R$ 15 mil em caixa, e isso nos serve para custear nossas equipes em campeonatos pela região”, apontou Antunes.
Aprovação de projeto
Na sessão dessa segunda-feira, os vereadores aprovaram o Projeto de Lei que anula dotação orçamentária e abre crédito suplementar no valor de R$ 187.248,00. O destino do valor é para a compra de medicamentos, pagamentos de consultas e exames, bem como, pagamento de combustível e aluguéis.
[soliloquy id=”99555″]