Política

Vereadores querem agilidade na instalação de câmeras de videomonitoramento

Foto: Ariel Rodrigues/Sul in Foco

Foto: Ariel Rodrigues/Sul in Foco

Na Sessão da Câmara Municipal de Orleans desta segunda-feira (1), vereadores cobraram a real situação das câmeras de videomonitoramento que devem ser instaladas ainda este ano no município. O questionamento foi levantado pelo vereador Mário Coan, após o registro de mais um caso de vandalismo e depredação aos bancos, cadeiras e o chafariz da praça central. “Se tivéssemos estes equipamentos instalados em nossa cidade, se poderia punir os autores da ação. Moradores do centro foram também prejudicados com o excesso de barulho durante a festa que se estendeu o dia todo” relatou Coan, mencionando que a construção de um centro de eventos foi destacada por todos os candidatos a prefeito em seus planos de governo, inclusive pelo atual gestor.

O parlamentar atuante na luta pela a instalação das câmeras na cidade, Antonio Dias André, o Geada, informou aos presentes sobre o andamento do processo. Segundo Geada, toda documentação necessária e a contra partida da prefeitura para a compra e instalação foram realizadas. “Nos resta apenas pressionar os órgãos competentes e aguardar uma posição dos mesmos. Sabemos que Orleans está na fila para a instalação e avançou a ordem por já constar um local adequado para a colocação dos equipamentos”, declarou o vereador.

Malha viária e ecoponto

Solicitações de reparos nas estradas próximas da comunidade de Boa Vista, no interior, foram elencadas durante a reunião. O vereador líder do governo, Valter Orbem pediu a compreensão dos edis e da população, apontando o cronograma de atividades da Secretaria de Obras. “Em conversa com o secretário Dija, a equipe de trabalho tem na agenda a comunidade de Boa Vista para esta semana. Outras comunidades também estão recebendo melhorias, tendo em vista a extensa malha viária que possui o município”, pontuou Orbem.

Ainda em Boa Vista, a população necessita de um ecoponto. O pedido veio por intermédio do vereador Mário Coan. Conforme Orbem, a prefeitura juntamente com a Fundação do Meio Ambiente de Orleans – Famor estuda a construção de novos ecopontos para os bairros com necessidade. “Estes locais para o depósito de materiais foram instalados tempos atrás pela prefeitura, todavia alguns estão danificados devido à qualidade do material utilizado. Ecopontos mais resistentes serão solicitados” finalizou o vereador.