Poder Legislativo

Vereadores pedem explicações sobre a proibição deles em reunião importante sobre o hospital São José

Foto: Gustavo Colle

Foto: Gustavo Colle

Vereadores aprovaram requerimento destinado à direção do Hospital São José, na Sessão de ontem (24), com a finalidade de saber de onde partiu a proibição da participação da Comissão Permanente de Saúde do Legislativo Criciumense na reunião que ocorreu na manhã do dia 19 de março, na entidade hospitalar. “No dia anterior nos apresentemos à direção e nos coloquemos à disposição. E a irmã disse: vocês têm por obrigação de ajudar o hospital e disse que sim, sim somos vereadores e temos que fazer. Mas, no outro dia, fomos impedidos de entrar na reunião”, enfatizou o vereador Dr. Mello (PT), presidente da Comissão de Saúde na Casa, acrescentando ainda que a proposição também tem como intuito saber a real motivação desta proibição da entrada dos parlamentares. “Esse requerimento serve para sabermos quem foi a autoridade que nos proibiu. De onde partiu essa ordem. Somos os olhos  ouvidos daqueles que nos pediram para estar aqui. O povo foi negado a saber o que estava ocorrendo lá dentro”, mencionou.

“Já estou no quinto mandato e sempre participamos de Comissões. Além de fazer leis, temos que fiscalizar os investimentos do Poder Público. Já tivemos em diversas reuniões e ‘brigamos’ por melhorias. Espero que não aconteça mais isso. Somos representantes do povo e temos que ter participação em tudo”, acrescentou o edil Vanderlei Zilli (PMDB).

“A falta de respeito foi com esta Casa. Se os próprios vereadores não podem participar tem algum problema”, acrescentou o parlamentar Tita Beloli (PMDB). “Foi algo premeditado. No dia anterior, a Comissão de Saúde esteve no local e se colocou à disposição. É o que não dá para entender. Faltou respeito pela direção”, disse o edil Moacir Dajori (PSDB). “Nunca deixamos de atender pedidos do hospital. Lamento o que ocorreu”, finalizou o edil Antônio Manoel (PMDB).

No dia 19 de março o encontro ocorreu entre Governo do Estado, Município e Direção do Hospital com a finalidade de discutir a recontratualização entre a entidade e os gestores municipal e estadual. Outro assunto tratado na reunião foi a dívida de aproximadamente R$ 14 milhões com a entidade hospitalar. O requerimento foi aprovado por unanimidade.

Capital

Por outro lado, na tarde de ontem (24), os vereadores Dr. Mello (PT) e Vanderlei Zilli (PMDB), integrantes da Comissão de Saúde do Legislativo, participaram, juntamente com secretário de Estado da saúde, direção da unidade hospitalar, Município, e Secretaria de Desenvolvimento Regional (SDR), de reunião que tratou sobre a situação do Hospital São José. Encontro ocorreu em Florianópolis.

Conforme os edis, o Estado reconheceu como dívida o valor de R$ 7,8 milhões. Quanto ao contrato foi prorrogado por mais 30 dias, segundo os parlamentares. Com isso, o contrato que vencia em 31 de março passará a para 30 de abril, assim hospital e Município ganharão mais um tempo para definir o novo acordo. A dívida com a unidade hospitalar, de acordo com eles, foi o principal tema da conversa dessa terça-feira.

Colaboração: Daniela Savi