“Estamos muito felizes. Formamos a nossa chapa no segundo dia da capacitação que ocorreu na última semana. Hoje, pouco antes de a Sessão começar, fomos em busca do voto do único mirim que não ficou em nenhuma chapa, e para nossa surpresa tivemos mais um voto, conquistando seis”. Essas foram as palavras do Guilherme Freitas de Jesus, da Escola Municipal Dionízio Milioli, e que foi eleito o primeiro presidente mirim. Ele, agora ao lado da vice-presidente, Celina Motta da Silva, da primeira secretária, Sara Torquato, e da segunda secretária, Isadora Cândido Leonardo, são os componentes da Mesa Diretora da Legislatura de 2015. A Sessão Solene de instalação, posse e eleição da mesa diretora dos Vereadores Mirins ocorreu na noite de ontem (8), no Auditório Jayme Zanata, na ACIC, com a presença de vereadores, pais, professores, autoridades locais e estaduais, entre outras lideranças.
“Quando vi que nossa chapa tinha sido eleita fiquei nervosa, e feliz”, contou Isadora, que secretariou os trabalhos da noite ao lado da Vereadora Mirim Isabela Just de Jesus Vanni que foi a mais votada. Como prevê o artigo 12, e seus parágrafos, do Regimento Interno Mirim, o voto foi aberto em chapas. Foram quatro chapas inscritas e a de número três foi a vencedora. O processo de votação ocorreu logo após eles serem empossados pelo presidente Ricardo Fabris (PDT) onde cada um deu a declaração de juramento com o braço direito estendido à frente e posteriormente assinou o Termo de Posse. O próximo compromisso dos 17 mirins será já no dia 22, às 9h, no Legislativo, quando ocorrerá a primeira Sessão Ordinária.
A vereadora Camila Nascimento (PSD), em seu discurso, lembrou o envolvimento das escolas, dos pais e dos alunos. “Foram 113 candidatos e quase nove mil inscritos. Passamos em diversas instituições de ensino municipal, estadual e particular. Apresentamos a nossa proposta e tivemos um número acima do que esperávamos de escolas inscritas. Está sendo muito gratificante para mim conviver com todos vocês. As propostas foram muito maduras. Em quase três anos de mandato nunca falei de política para uma platéia tão atenta como vocês. Desejo o inevitável para todos vocês: sucesso”, disse.
O presidente Ricardo Fabris (PDT) destacou que o projeto está mexendo com sonho de cada participante. “O sonho não pára, imagina nesta geração, e estamos dando uma contribuição. Nesta etapa já encontramos talento e espírito de liderança. Nossa esperança é de que vocês mostrem para a cidade de que é possível a política do bem, a política saudável, sem ataques e pensando no futuro de Criciúma”, enfatizou. O presidente ainda apresentou um vídeo mostrando todo o processo, desde a votação em Plenário, até a eleição e diplomação dos Mirins.
O deputado estadual Ricardo Guidi, que representou o presidente da Assembleia Legislativa, Gelson Merisio, ressaltou a importância da dedicação de cada um. “Esse é um momento muito importante. Sempre tive orgulho de transformações. Esses jovens podem se preparar, e esperamos muito trabalho. Esperamos muito trabalho, dedicação”, comentou.
O secretário de Estado da Saúde, João Paulo Kleinubing, que representou o governador Raimundo Colombo, mencionou que se hoje a política merece tanta atenção não há melhor remédio do que o Câmara Mirim. “O Vereador Mirim é um excelente exercício de cidadania. A Câmara Mirim, com certeza, fará um excelente papel”, comentou ele, que também foi prefeito de Blumenau, cidade referência no projeto Mirim no Estado.
Em seu pronunciamento o prefeito Márcio Búrigo enalteceu o ‘gol de placa’ que o Legislativo deu com o projeto. “É uma ação que vai ficar para a história da cidade. Nada é mais forte do que transformar uma pessoa com a educação. Não faltarão esforços do prefeito para que as ações de vocês (Vereadores Mirins) possam se transformar”.
Sulivan Davi Arruda falou em nome de todos os Mirins e também reforçou a oportunidade que está sendo dada. “Interesso-me por política desde pequeno e estou realizando um sonho. Essa é a política do bem. Sinto-me orgulhoso em participar do projeto e ao lado de vocês, meus colegas mirins. Essa é a primeira geração do projeto”, finalizou. O conselheiro e ex-presidente do Tribunal de Contas do Estado, Julio Garcia, o deputado estadual José Nei Ascari, Arão Jesuino que foi Vereador Mirim em Blumenau, e o secretário nacional de articulação Acélio Casagrande, também estiveram presentes.
Colaboração: Daniela Savi
[soliloquy id=”134830″]