Apuração dos votos ocorreu na noite dessa sexta-feira (19) no SISERP
Vereadores, pais, professores e os alunos que se candidataram ao cargo de Vereador Mirim, acompanharam com nervosismo a apuração dos votos, que ocorreu na noite dessa sexta-feira (19), no SISERP. A apuração iniciou às 18h e foi encerrada por volta das 21h. Todo o processo foi acompanhado com detalhes pelos estudantes e por todos que estavam no local. A cada nome de escola ou de aluno vencedor no processo, era comemorado com gritos e palmas.
“Para dar mais transparência, montamos um espaço com diversas equipes que contaram voto a voto na frente da população. Todo o cálculo do quociente eleitoral foi feito pelo IPC, e tudo era apresentando no mural montado no local”, contou a vereadora Camila Nascimento, coordenadora do projeto.
Dos 8917 eleitores, exerceram a cidadania 8.081 eleitores. Desses que votaram, 8.024 foram de votos válidos, 24 nulos e 33 em branco. A vereadora mais votada foi a Isabela Just de Jesus Vanni, do Colégio São Bento. Ela estava acompanhada dos pais durante a votação e não conteve a emoção. “Foi muito emocionante, quando escutei meu nome foi uma explosão”, contou abraçando seus pais. Segundo ela, ciclovias e mais médicos nos hospitais serão as suas bandeiras. “Muita gente está morrendo nas filas dos hospitais e quero trazer essa reflexão. Isso tem que mudar”, desabafou ela que fez 415 votos.
João Luis Rosso Izidoro, aluno da SATC, foi o segundo mais votado com 335 votos. Ele também acompanhou toda a apuração e levou somente três votos a mais que o seu colega Raul S. de Oliveira, que ficou com a suplência.
A vereadora mirim, Isadora Cândido Leonardo, 10 anos, do colégio Antonio Colombo, ressaltou que é uma sensação muito boa. “Quero fazer um projeto para oferecer área de descanso no meu bairro, no Laranjinha”, disse, logo após saber o resultado.
Esther Maria Pacheco Rocha, do Colégio Unesc, 12 anos, também foi eleita e comentou que foi uma campanha difícil, mas a vitória foi incrível. “Vai ficar marcado na minha vida. Fiz muitas amizades na campanha”, comentou.
O presidente do Legislativo, Ricardo Fabris, destacou que o processo foi muito organizado. “O resultado foi além do esperado, a participação das escolas foi muito boa, em função da organização, da seriedade que levaram o processo, e ficou clara a conexão dos candidatos com a escola, com a cidade”, comemorou.
A vereadora Camila Nascimento, também ressaltou a participação das escolas, do envolvimento não somente dos alunos, mas das direções e dos professores das escolas participantes e dos familiares dos candidatos. “Tudo transcorreu da melhor maneira possível. Os funcionários da Câmara foram essenciais no processo”, parabenizou. Foram eleitos 16 vereadores, e conforme o regulamento a última vaga é disponibilizada pela escola com maior índice de comparecimento. “Como o Colégio Unesc obteve esse índice eles vão ter que indicar uma pessoa com deficiência, que deve ser até o início da próxima semana”, ressaltou.
Diplomação
No próximo dia 25, todos os 113 candidatos ao cargo terão um compromisso. Eles participarão, ao lado dos pais e de professores, de entrega de diploma de participação. O evento será às 19h, na ACIC. Já nos dias 2 e 3 julho ocorrerá capacitação dos eleitos, e dia 8 de julho a posse. O prefeito Márcio Búrigo e a secretária de Educação também passaram pelo local.