Poder Legislativo

Vereadores homenageiam estudantes do CMG, classificados para Olimpíada Brasileira de Robótica

Sessão ainda foi marcada por dez indicações voltadas para as áreas de educação, urbanismo, saúde, e infraestrutura da cidade. Suplente Tiago da Silva também assumiu cadeira.

Fotos: Adriano Ghellere/Sul in Foco

O uso da tribuna da Câmara de Vereadores de Cocal do Sul da noite desta terça-feira (02) foi especial . O Colégio Maximiliano Gaidzinski – CMG apresentou os resultados da Olimpíada Brasileira de Robótica – Etapa Santa Catarina. Entre as 40 instituições participantes, uma delas é a de Cocal do Sul, com a equipe composta por quatro jovens estudantes. Na oportunidade, certificados foram entregues pelos professores e diretores. Já os vereadores, os homenagearam com medalhas.

“Com certeza foram dedicados e estudiosos para a conquista. Nós vereadores, só temos que agradecer por representar a nossa cidade neste evento tão importante”, comentou a presidente do Legislativo, Roseny Citadin Barbosa, a Nega (MDB) aos estudantes Ângelo, Caetano, Hugo e Helena.

Fotos: Adriano Ghellere/Sul in Foco

A diretora da instituição Jordana de Souza Bortolatto de Fáveri, o coordenador do Projeto de Robótica, Reginaldo Tassi e o professor Ramon Casagrande Oenning parabenizaram a todos e agradeceram o apoio.  Agora, os estudantes partem para a cidade de João Pessoa-PB, onde participam da competição nacional entre os dias 06 e 11 de novembro.

Na oportunidade, um convite foi realizado para a participação da população na 5ª Jornada Tecnológica Científica que acontece de 09 a 11 de outubro no Salão Paroquial da Igreja Matriz de Cocal do Sul.

Fotos: Adriano Ghellere/Sul in Foco

Ainda durante o uso da tribuna, o vereador Tiago da Silva (PSDB) assumiu por 15 dias a cadeira do Legislativo, ocupada pelo vereador Adriano Possamai Della (PSDB). Falaram também na oportunidade, os vereadores Richardson Vieira (PDT), Giovana Galato Santa Rosa (PP), Marcel Freitas (PSDB), a vereadora Nega (MDB) e o próprio vereador Tiago (PSDB).

Na sessão, projetos de lei e dez indicações foram aprovadas

Ainda durante a sessão legislativa, os vereadores votaram e aprovaram 10 indicações. Todas tratavam de áreas da educação, urbanismo, saúde e infraestrutura da cidade.

Quatro novas ruas dos bairros Vila Nova e Linha Estação Cocal ganharam nomes: Rua Helena Brolesi da Silva, Rua Fernandina da Silva Candioto, Rua Catarina Rosa Luiz e Rua Davino Abílio Correa. Todos foram moradores próximos das localidades e tiveram grande importância local pelo travalho desenvolvido. A proposta é do vereador Richardson Vieira.

Fotos: Adriano Ghellere/Sul in Foco

Já nas indicações, o vereador Erik Pereira Zeferino (PC do B) sugeriu eleições para a escolha de diretores nas escolas municipais.  Alguns pais pediram para que isso acontecesse em todos os colégios da cidade. Acho justo todas as professoras poderem participar das eleições”, defendeu. O vereador Agenor Pedroso (PDT) se manifestou favorável publicamente.

Na saúde, o pedido de duas novas profissionais para auxiliar as equipes das unidades. A proposta da vereadora Giovana Galato Santa Rosa indica a contratação de um nutricionista e um educador físico. “Acho importante estes profissionais para incluí-los junto aos grupos da cidade. As pessoas poderão perder peso, o uso de medicamentos será reduzido e o aumento na qualidade de vida da população”, afirmou Giovana.

A vereadora inda sugeriu outras duas indicações, solicitando a construção de lombada Rua Maria Cechinel e a pavimentação da Rua Artiro Cisfredo Brognolli, ambas localizadas no bairro Jardim das Palmeiras. Pela cidade, o pedido da sinalização dos atrativos turísticos.

Ainda no sentido de melhorar a mobilidade urbana, o vereador Richardson sugeriu em indicação, a construção de uma pista de ciclismo/caminhada com arborização, parque ao lango da margem do rio, entre a rodovia SC-108 e o bairro São João. “Em conjunto com o Conselho da Cidade, a intenção é fazer uma revitalização às margens do rio. Temos grande interesse nesse trabalho”, destacou.

O vereador Marcel Freitas apresentou duas sugestões distintas. A primeira, que ao menos uma vez por mês, seja realizada uma sessão legislativa com a participação do Poder Executivo ou integrantes da Fundação do Meio Ambiente e SAMAE da cidade. Já a segunda, o estudo da possibilidade na implantação da “atividade delegada” que é um convênio entre estado e municípios com o objetivo de permitir a utilização de policiais militares, em dias de folga, no policiamento ostensivo, e apoio à prefeitura nas atividades de fiscalização que são de responsabilidade do município.

Por fim, a vereadora Nega solicitou uma atenção especial aos moradores do bairro União. O pedido trata-se da limpeza e aterramento do terreno do Centro Comunitário que está em construção.  “São pessoas voluntárias que se dedicam e batalham por sua comunidade melhor. O centro comunitário está deteriorado e eles conseguiram recursos  para a construção da nova sede. Eles precisam muito”, lembra Nega.

Veja mais fotos

[soliloquy id="301001"]

 

Veja vídeo da sessão

Notícias Relacionadas

Confira 7 sugestões de presentes tecnológicos e acessórios de celulares para o Natal

VEJA VÍDEO - Os produtos são bastante procurados pelos clientes e estão disponíveis na LC Celulares de Cocal do Sul e Urussanga.

Diretoria do CTG de Orleans apresenta prioridades e solicita recursos a lideranças políticas municipais

Entre as prioridades apresentadas, estavam melhorias na infraestrutura do parque de eventos.

Reunião discute medidas para reduzir filas nas agências bancárias, em Içara

OS Criciúma está concorrendo em concurso nacional de Boas Práticas

Concurso reúne vários Observatórios Sociais do Brasil e cada um concorre com alguma boa prática executada.