Sessão ainda foi marcada por dez indicações voltadas para as áreas de educação, urbanismo, saúde, e infraestrutura da cidade. Suplente Tiago da Silva também assumiu cadeira.
O uso da tribuna da Câmara de Vereadores de Cocal do Sul da noite desta terça-feira (02) foi especial . O Colégio Maximiliano Gaidzinski – CMG apresentou os resultados da Olimpíada Brasileira de Robótica – Etapa Santa Catarina. Entre as 40 instituições participantes, uma delas é a de Cocal do Sul, com a equipe composta por quatro jovens estudantes. Na oportunidade, certificados foram entregues pelos professores e diretores. Já os vereadores, os homenagearam com medalhas.
“Com certeza foram dedicados e estudiosos para a conquista. Nós vereadores, só temos que agradecer por representar a nossa cidade neste evento tão importante”, comentou a presidente do Legislativo, Roseny Citadin Barbosa, a Nega (MDB) aos estudantes Ângelo, Caetano, Hugo e Helena.
A diretora da instituição Jordana de Souza Bortolatto de Fáveri, o coordenador do Projeto de Robótica, Reginaldo Tassi e o professor Ramon Casagrande Oenning parabenizaram a todos e agradeceram o apoio. Agora, os estudantes partem para a cidade de João Pessoa-PB, onde participam da competição nacional entre os dias 06 e 11 de novembro.
Na oportunidade, um convite foi realizado para a participação da população na 5ª Jornada Tecnológica Científica que acontece de 09 a 11 de outubro no Salão Paroquial da Igreja Matriz de Cocal do Sul.
Ainda durante o uso da tribuna, o vereador Tiago da Silva (PSDB) assumiu por 15 dias a cadeira do Legislativo, ocupada pelo vereador Adriano Possamai Della (PSDB). Falaram também na oportunidade, os vereadores Richardson Vieira (PDT), Giovana Galato Santa Rosa (PP), Marcel Freitas (PSDB), a vereadora Nega (MDB) e o próprio vereador Tiago (PSDB).
Na sessão, projetos de lei e dez indicações foram aprovadas
Ainda durante a sessão legislativa, os vereadores votaram e aprovaram 10 indicações. Todas tratavam de áreas da educação, urbanismo, saúde e infraestrutura da cidade.
Quatro novas ruas dos bairros Vila Nova e Linha Estação Cocal ganharam nomes: Rua Helena Brolesi da Silva, Rua Fernandina da Silva Candioto, Rua Catarina Rosa Luiz e Rua Davino Abílio Correa. Todos foram moradores próximos das localidades e tiveram grande importância local pelo travalho desenvolvido. A proposta é do vereador Richardson Vieira.
Já nas indicações, o vereador Erik Pereira Zeferino (PC do B) sugeriu eleições para a escolha de diretores nas escolas municipais. Alguns pais pediram para que isso acontecesse em todos os colégios da cidade. Acho justo todas as professoras poderem participar das eleições”, defendeu. O vereador Agenor Pedroso (PDT) se manifestou favorável publicamente.
Na saúde, o pedido de duas novas profissionais para auxiliar as equipes das unidades. A proposta da vereadora Giovana Galato Santa Rosa indica a contratação de um nutricionista e um educador físico. “Acho importante estes profissionais para incluí-los junto aos grupos da cidade. As pessoas poderão perder peso, o uso de medicamentos será reduzido e o aumento na qualidade de vida da população”, afirmou Giovana.
A vereadora inda sugeriu outras duas indicações, solicitando a construção de lombada Rua Maria Cechinel e a pavimentação da Rua Artiro Cisfredo Brognolli, ambas localizadas no bairro Jardim das Palmeiras. Pela cidade, o pedido da sinalização dos atrativos turísticos.
Ainda no sentido de melhorar a mobilidade urbana, o vereador Richardson sugeriu em indicação, a construção de uma pista de ciclismo/caminhada com arborização, parque ao lango da margem do rio, entre a rodovia SC-108 e o bairro São João. “Em conjunto com o Conselho da Cidade, a intenção é fazer uma revitalização às margens do rio. Temos grande interesse nesse trabalho”, destacou.
O vereador Marcel Freitas apresentou duas sugestões distintas. A primeira, que ao menos uma vez por mês, seja realizada uma sessão legislativa com a participação do Poder Executivo ou integrantes da Fundação do Meio Ambiente e SAMAE da cidade. Já a segunda, o estudo da possibilidade na implantação da “atividade delegada” que é um convênio entre estado e municípios com o objetivo de permitir a utilização de policiais militares, em dias de folga, no policiamento ostensivo, e apoio à prefeitura nas atividades de fiscalização que são de responsabilidade do município.
Por fim, a vereadora Nega solicitou uma atenção especial aos moradores do bairro União. O pedido trata-se da limpeza e aterramento do terreno do Centro Comunitário que está em construção. “São pessoas voluntárias que se dedicam e batalham por sua comunidade melhor. O centro comunitário está deteriorado e eles conseguiram recursos para a construção da nova sede. Eles precisam muito”, lembra Nega.
Veja mais fotos
[soliloquy id="301001"]
Veja vídeo da sessão