Política

Vereadores elegem primeira mulher presidente da Câmara da história de Lauro Müller

Com a ausência dos vereadores do PMDB no Plenário, Heloísa Ramos Gazola, a Isa obteve cinco votos

Esse dia 1 de janeiro vai ficar marcado na História política de Lauro Müller! Não somente pela posse do prefeito Fabrício Kusmin Alves, do vice Ramiris Fontanella e dos nove vereadores eleitos em 7 de outubro de 2012, más também por um fato inédito da política local: a eleição inédita de uma mulher para presidir a Câmara Municipal de Vereadores.

A vereadora Heloísa Ramos Gazola, a Isa (PMDB) foi eleita, na manhã desta terça-feira (1), a nova presidente da Câmara para o biênio 2013/2014. A chapa encabeçada por ela obteve cinco votos favoráveis.

A eleição de Isa para comandar o Legislativo lauromüllense surpreendeu muita gente, especialmente os vereadores da bancada do PMDB, sigla pela qual Isa foi eleita. O grupo tinha como certa a eleição de Helder Velho (PMDB), após ter firmado um acordo no final do ano passado, porém hoje os desdobramentos foram outros.

–> Veja todas as fotos

A bancada de situação formada por PSD e PP, que até então era minoria na Câmara, com apenas três vereadores, soube articular muito bem e conseguiu o apoio, primeiro do vereador José Antonio De Bettio (PSDB), que esteve junto com o PMDB nas eleições municipais e por último então da vereadora Isa (PMDB).

Sem saber o que estava acontecendo e surpreendidos com a decisão de Isa, os peemedebistas ainda tentaram, instantes antes da eleição, convencer a vereadora a se manter com o grupo, porém sem sucesso.

Sabendo que iriam perder no voto, os quatro vereadores do PMDB não retornaram para o plenário e desta forma não participaram da votação da nova Mesa Diretora, que ficou assim composta: Heloísa Ramos Gazola (PMDB) como presidente, Soraya Cúrcio Librelato (PSD) como vice-presidente, José Antonio De Bettio (PSDB) como primeiro secretário e Ronaldo da Silva (PP) como segundo secretário.