Diferentes assuntos foram destacados pelos cinco vereadores que usaram a Tribuna
Na sessão desta semana, os vereadores de Orleans se reuniram para discutir mais uma série de assuntos relacionados ao município. Cinco vereadores fizeram uso da palavra abordando as seguintes questões:
O vereador Mário Coan (PSDB) solicitou ao poder público que sejam tomadas providências, em relação ao transporte, prometido aos alunos da escola da invernada. Informou que na rua da câmara há um buraco oferecendo perigo aqueles que ali trafegam a pé ou de carro. Por fim, requereu que seja feito um estudo por parte da comissão de trânsito do município para que tome providencias nos pontos críticos da cidade, que vem ocasionando acidentes e perigo constante aos motoristas e pedestres.
Osvaldo Cruzetta (PP) falou sobre a necessidade das lombadas solicitadas ao Deinfra, nos pontos críticos de cruzamentos como entrada do Unibave e do lotemamento São Gerônimo, que embora as placas já estejam colocadas, as obras precisam ser iniciadas o mais breve possível; em relação aos outros trechos perigosos, ainda não foram colocadas as placas de sinalização.
Suzelei Brighente Padilha (PSDB) felicitou o atleta orleanense Mauro Fernandes pela conquista do título nos 200mts, nado borboleta, pelo Campeonato Brasileiro de Natação júnior. Que fosse revisto também pelo executivo o pedido solicitado no ano passado, para que os atletas orleanenses que representassem o município a nível estadual tivessem direitos como ajuda de custo e até mesmo auxílio de bolsa de estudo. Com relação ao assunto Deinfra a vereadora fez lembrar da proteção no trevo do bairro Canudos. Por fim, explicou detalhadamente o motivo pelo qual pediu a retirada do projeto da saúde da pauta na semana passada, quando se conflitava com um mesmo projeto já na casa criando cargos.
Valter Orbem (PSD), saudou a todos os presentes na sessão ordinária convidando para a inauguração da ponte de concreto no próximo sábado na comunidade do Oratório. Agradeceu a todos que prestigiaram a festa no bairro Lomba, principalmente aos noveneiros. Foi solidário ao vereador Mário com relação aos buracos na SC-438. A informação negativa dada pelo vereador foi que a aprovação do Deinfra para as lombadas eletrônicas nos pontos mais críticos da nossa cidade, no que se trata o trecho do loteamento Paraíso, foi negada pelo órgão, segundo avaliação dos engenheiros responsáveis.
O presidente da casa, vereador Antonio Dias André (PMDB), comunicou que dia 4 de julho estará em reunião com o secretário de segurança tratando do assunto câmeras de monitoramento para o município de Orleans. Agradeceu a todos os vereadores que abordaram as solicitações ainda não atendidas pelo Deinfra, demonstrando preocupação com a segurança da população. Parabenizou os edis pela forma elegante em que conduziram a sessão ordinária, respeitando-se mutuamente.
Ordem do dia
Na ordem do dia foi levado à votação o Projeto de Lei Complementar Nº 26/2012, que cria no Fundo Municipal de Saúde, vagas para admissão de pessoal para execução da estratégia da Saúde da Família, criada pelo Ministério da Saúde – Governo Federal, e dá outras providências.
Requerimento apresentado pelo vereador Mário Coan solicita ao Diretor Presidente do Deinfra providências a respeito de buracos na Rodovia SC-438, Km 55 (após o trevo da Copozan).
Outro requerimento, desta vez apresentado pelos vereadores Valter Orbem, Clésio de Souza e João Teza Francisco, solicita espaço na tribuna, na sessão do dia 25 de junho, para o engenheiro civil Edésio Berger, coordenador de obras do município de Orleans, para explanações no que diz respeito a obra de construção da Ponte na Comunidade de Oratório.