Poder Legislativo

Vereadores de Orleans autorizam contribuição espontânea à FHSO através da fatura do Samae

Foto: Ketully Beltrame / Sul in Foco

Os vereadores de Orleans aprovaram por unanimidade, durante a sessão ordinária dessa segunda-feira (21), o Projeto de Lei do Executivo – PE nº 21/2018.

Com isso, o Poder Executivo Municipal, por intermédio do Samae, fica autorizado a celebrar convênio com a Fundação Hospitalar Santa Otília – FHSO para receber contribuição financeira espontânea. Tanto as pessoas físicas quanto jurídicas poderão aderir à contribuição através da fatura de água e esgoto para auxiliar na manutenção das despesas da fundação hospitalar.

Também foi aprovado o Projeto de Lei do Executivo – PE nº 23/2018, que autoriza o Poder Executivo a firmar Termo de Fomento com a APAE.

O objetivo é o pagamento de serviços e materiais de consumo necessários para manter o atendimento de orleanenses com deficiência intelectual e/ou múltipla e com transtornos globais do desenvolvimento, matriculados instituição. O valor repassado será de R$ 9.507,05, divididos em sete parcelas de R$ 1.358,15. Como condição para recebimento, a APAE deverá apresentar Plano de Trabalho e prestar contas dos recursos recebidos.

Foto: Ketully Beltrame / Sul in Foco

O Projeto de Lei do Executivo – PE nº 22/2018, que institui o regime de sobreaviso no Samae fora do horário de expediente normal, também foi apreciado e aprovado. O objetivo é o atendimento de serviços de urgência e emergência nos sistemas de abastecimento aos consumidores e danos nas redes de captação e distribuição de água e de esgoto.

Durante o horário de sobreaviso, o servidor designado poderá locomover-se normalmente no perímetro urbano da cidade de Orleans, devendo, porém, permanecer à disposição para o atendimento imediato. Para isso, deverá ser observado preferencialmente o rodízio entre os servidores da autarquia com cargos compatíveis com essas funções.

Por hora de sobreaviso, o servidor fará jus a uma retribuição pecuniária correspondente a um terço do valor da hora normal. As horas efetivamente trabalhadas nos atendimentos de urgência e emergência durante o período de sobreaviso serão consideradas como horas extras.

É normal ocorreram danos e rupturas das redes de captação e distribuição de água da cidade, bem como da rede de coleta de esgoto. Tais ocorrências geralmente exigem providências imediatas, mesmo à noite, em domingos ou feriados.

Confira a justificativa do prefeito Jorge Koch:

“O SAMAE tem designado servidores para permanecerem de plantão para atender a tais emergências. No entanto, os mesmos não tem qualquer retribuição em razão da restrição de seu direito de locomover-se para fora da cidade.

Como é corrente na área do direito do trabalho e também é praticado em outros SAMAEs do Estado, é razoável e justo que os servidores que tenham sido escalados para o regime de plantão recebam alguma indenização.

Para corrigir essa lacuna, encaminho a apreciação de Vossa Excelência o anexo Projeto de Lei, instituindo o regime de sobreaviso no SAMAE, para análise e aprovação”.

Administração Municipal faz prestação de contas

Foto: Ketully Beltrame / Sul in Foco

A Administração Municipal de Orleans, por meio do vice-prefeito e secretário de Administração e Finanças, Mário Coan, fez a prestação de contas durante a sessão ordinária.

Na oportunidade, ele apresentou dados referentes ao mês de abril, tais como o relatório financeiro simplificado (com receitas e despesas), o resumo financeiro (com os saldos em conta) e a demonstração dos índices (com porcentagem de aplicação na Educação, Fundeb, Saúde e folha de pagamento). Além disso, foi informada a receita do último quadrimestre.

[soliloquy id="283101"]

O vice-prefeito apresentou também aos vereadores os dados referentes à arrecadação, até o momento, do IPTU 2018, que já haviam sido repassadas também à imprensa.

>>> Confira neste link: Prefeito e vice de Orleans prestam contas dos valores arrecadados com o IPTU

Tribuna – Posteriormente, foi a vez de os vereadores utilizarem a tribuna. Estre os que se pronunciaram, estavam: Paulo Canever (PSD), Mirele Debiasi (PSDB); Hildegart Thessmann Durigon (PSDB); Valentim Bardini Sobrinho (MDB), o Tim Baleiro; Udir Luiz Pavei (PSD), o Dija; Ovaldo Cruzetta (PP), o Vá; Lucas Librelato (PSDB); e Antônio Dias André (MDB), o Geada.

Confira a sessão ordinária na íntegra através do vídeo abaixo:

Notícias Relacionadas

ALERTA: Período de seca pode comprometer consumo de água em Lauro Müller

A represa localizada em Rio Bonito, a qual abastece os setores de abrangência da companhia em Lauro Müller, está quase seca.

Campanha “Compre de Orleans” será lançada neste sábado na Praça Celso Ramos

Programação da Semana Mundial do Meio Ambiente convida à reflexão, em Orleans

Vereadores aprovam proibição de fogos de artifício e artefatos pirotécnicos em Lauro Müller

Também foi aprovado Requerimento para que a prefeita compareça à Casa Legislativa para esclarecer sobre problemas de abastecimento de água no Guatá.