Poder Legislativo

Vereadores de Orleans aprovam Projeto de Lei que institui o programa Bolsa Atleta no Município

O objetivo é valorizar, estimular e beneficiar atletas e paratletas amadores representantes do Município em competições diversas.

Foto: Arquivo / Sul in Foco

O Projeto de Lei nº 37/2021, que institui o programa Bolsa Atleta no Município de Orleans e dá outras providências, foi aprovado por unanimidade na sessão ordinária desta segunda-feira, dia 6. O objetivo é valorizar, estimular e beneficiar atletas e paratletas amadores representantes do Município em competições regionais, estaduais, nacionais e internacionais, bem como promover a inclusão social e cidadania das pessoas com deficiência.

Conforme o Projeto de Lei, o Programa Bolsa Atleta atenderá as modalidades individuais constantes dos programas do Departamento Municipal de Esportes de Orleans, com prioridade àquelas em que o Município vem apresentando melhor desempenho técnico, mediante série histórica de resultados em eventos oficiais de âmbito municipal, estadual, nacional e internacional.

O Bolsa Atleta será concedido em caráter individual ao atleta amador com ou sem registro federativo no Estado de Santa Catarina, desde que seja cadastrado junto ao Departamento Municipal de Esportes – DME, que deverá cadastrar os atletas do Município e, anualmente, atualizar as listas de cadastro, divulgando as épocas de cadastramento e recadastramento.

A concessão do Bolsa Atleta não implicará em qualquer vínculo empregatício entre os atletas beneficiados e a Administração Pública Municipal, podendo o benefício ser concedido pelo prazo máximo de 12 meses, em cada exercício financeiro.

Para a concessão do Bolsa Atleta, deverão ser comprovados os seguintes requisitos:

  • Residir, trabalhar, treinar ou estudar no Município, ou, independentemente dos requisitos anteriores, ser natural de Orleans;
  • Possuir idade mínima para participar das competições da FESPORTE, conforme regulamento próprio, em especial OLESC, Joguinhos Abertos, JASC E PARAJASC;
  • Estar em plena atividade desportiva não profissional de rendimento;
  • Não receber salário na condição de atleta profissional;
  • Estar regularmente matriculado em curso de ensino público ou privado, devendo apresentar semestralmente atestado de frequência, com exceção do atleta que comprovadamente já concluiu o ensino médio;
  • Apresentar plano trimestral de participação em competições oficiais e extraoficiais da modalidade e de preparação ou treinamento;
  • Apresentar autorização do responsável legal, ou emancipação para os atos da vida civil, no caso de atleta menor de 18 anos de idade;
  • Apresentar bimestralmente declaração do Técnico da modalidade ou da Associação Desportiva, atestando que o interessado está participando dos treinos e competições periodicamente, representando a Entidade e o Município;
  • Não estar o atleta cumprindo punição imposta por Tribunais de Justiça Desportiva, Federação ou Confederação das modalidades correspondentes;
  • Comprometer-se a representar o Município em competições e eventos promovidos ou considerados de interesse do Departamento Municipal de Esportes, cedendo os direitos de imagem ao Município de Orleans e utilizando, obrigatoriamente, em seu uniforme, o Brasão e o nome do Município de Orleans.

Confira os atletas eventualmente beneficiados e o valor base mensal:

Grande Expediente

Durante a reunião, se pronunciaram os seguintes vereadores. Paulo Canever, Rodinei Pereira, Valter Orbem, Dovagner Baschirotto, Osvaldo Cruzetta, Gabriel Bianco, Marlise Zomer e Maiara Dalponte. Confira na íntegra através deste link.

Na Ordem do Dia, também foram aprovados por unanimidade:

Projeto de Lei Legislativo PL nº 12/2021, que revoga a Lei nº 1.490, de 7 de dezembro de 1999, que estabelece o horário de funcionamento dos bancos e dá outras providências. Autor: vereador Gabriel Bianco.

Justificativa: “A Lei 13.874 – Lei da Liberdade Econômica, assegura como garantia de liberdade para o exercício de atividade econômica: desenvolver a atividade em qualquer horário ou dia da semana, inclusive feriados, observadas normas de proteção ao meio ambiente e leis trabalhistas. Portanto, estamos apresentando o referido Projeto de Lei Legislativo para a revogação da Lei Municipal 1.490, de 7 de dezembro de 1999, adequando nossa legislação aos parâmetros da Lei Federal. As regras em relação ao horário de funcionamento e atendimento de clientes bancários são recomendadas pelo Banco Central e pela FEBRABAN e toda e qualquer lei que gere limitação dos horários de funcionamento dos bancos é prejudicial aos usuários”.

Projeto de Decreto Legislativo nº 5/2021, que nomina como Rua Moacir Spricigo a rua hoje denominada como Rua 3005, com início na SC-390 e término na bifurcação com a Rua 3006, localizada na comunidade de Oratório, em Orleans. Autora: vereadora Mirele Debiasi.

Indicação nº 80/2021: Que o Executivo faça a instalação de um abrigo de ônibus na Rua Professor Maia, sentido Rodovia-Lomba, em frente à Rua Ludovico Debiasi, entrada lateral da Cohab João de Barro (apenas ponto de referência). Autora: vereadora Marlise Maria Salvador Zomer.

Indicação nº 81/2021: Que o executivo faça a reforma e a pintura dos banheiros da rodoviária, inclusive com a colocação de novas portas. Autor: vereador Valter Orbem.

Notícias Relacionadas

Diretoria do CTG de Orleans apresenta prioridades e solicita recursos a lideranças políticas municipais

Entre as prioridades apresentadas, estavam melhorias na infraestrutura do parque de eventos.

OS Criciúma está concorrendo em concurso nacional de Boas Práticas

Concurso reúne vários Observatórios Sociais do Brasil e cada um concorre com alguma boa prática executada.

Governador encaminha projeto de lei que institui data para homenagear bombeiros militares veteranos

A escolha da data comemorativa faz referência ao aniversário do coronel BM Milton Antônio Lazzaris, comandante-geral de honra da corporação, para representar todos os bombeiros militares.

Vereadores de Lauro Müller apresentam Indicações e aprovam Projetos de Lei e Requerimento

Entre as pautas, estava o Projeto de Lei que declara de utilidade pública a Associação de Pais e Amigos de Autistas (AMA) de Lauro Müller.