Os vereadores de Lauro Müller se reuniram na noite desta segunda-feira (9) para mais uma sessão ordinária do Poder Legislativo. Sob a presidência do vereador Ronaldo da Silva, os senhores Edis analisaram e aprovaram por unanimidade oito proposições, sendo sete indicações e uma moção de pesar.
Entre as proposições, está a moção de pesar aos familiares da lauromüllense Idalina Silvestre Barato, a Dona Vita, que morreu no último sábado (7). Assinada por todos os vereadores, a moção enaltece um pouco da história da matriarca da família Barato e proprietária da Carbonífera Catarinense, empresa que transferiu para Lauro Müller no ano de 1995 reativando as atividades da extinta Carbonífera Barro Branco, e que emprega mais de seiscentos funcionários diretos e mil empregos indiretamente.
Dona Vita foi a fundadora do Coral Infanto-juvenil da Associação Beneficente Anjos Mineiros, entidade de responsabilidade social da Carbonífera Catarinense, formada por voluntárias. Autora de quatro livros, membro do Lions Clube Internacional e voluntária em várias outras associações beneficentes na Região Carbonífera, Dona Vita nasceu em 1929, em Rio Capivaras Alto – Lauro Müller. De família simples, morava com os pais e ajudava na lavoura junto à outros três irmãos. Aos oito anos, mudou-se com a família para Criciúma e aos 24 anos, casou-se com Fidélis Barato, in memória, com quem teve cinco filhos.
OUÇA NA ÍNTEGRA A SESSÃO DESTA SEGUNDA-FEIRA:
Veja os demais assuntos debatidos na sessão:
Indicações
Nº 113/2018 do Vereador Pedro Luiz Machado, criar lei de apoio ao cidadão da zona urbana, nos moldes da “Lei Porteira para Dentro”, visando facilitar as benfeitorias nos acessos as residências.
Nº 114/2018 da Vereadora Ema Hofmann Benedet, reformar a ponte pênsil da Rua Tubarão, que liga a SC-390 a Vila Operária.
Nº 115/2018 do Vereador Pedro Luiz Machado, patrolar e revestir com areão a estrada que dá acesso ao “abatedouro” de propriedade da família Bett, em Quilometro Um.
Nº 116/2018 da Vereadora Ema Hofmann Benedet, patrolar e revestir com areão a Rua Paulo Dal Ponte, margem esquerda do Rio Tubarão, no Bairro Sumaré.
Nº 117/2018 dos Vereadores Pedro Luiz Machado, Ema Hofmann Benedet, Hélio Luiz Bunn e Manoel Leandro Filho, reforma geral dos bancos dos dois ônibus grandes da frota da prefeitura municipal. Justificativa: estes veículos se encontram sem condições de trafegar com nossos alunos, além de muito antigos, estão sem alguns assentos e encostos, colocando em perigo a integridade física de nossas crianças.
Nº 118/2018 do Vereador José Antonio De Bettio, instalar placas de sinalização de carga e descarga defronte a feira Ceron, na Rua Valdir Cotrin, no Centro de Lauro Müller.
Nº 119/2018 do Vereador José Antonio De Bettio, efetuar a troca de lâmpadas queimadas e reparos na iluminação pública, no Loteamento Nova Coletora, Distrito de Barro Branco.
Tribuna
Fizeram uso da Tribuna os vereadores Anderson Antonio Bez Batti, Luciano Leodato, José Antonio De Bettio, Pedro Luiz Machado e Ema Hofmann Benedet.