Esta segunda-feira (27) foi marcada por homenagens na Câmara de Vereadores de Lauro Müller. Em uma sessão solene, cinco certificados de Títulos Honoríficos de Cidadania Honorária e de Cidadania Benemérita foram entregues.
Sob a presidência de José Antonio De Bettio, o evento reuniu familiares e amigos dos homenageados. Além de todos os edis, o prefeito Valdir Fontanella também participou da sessão solene.
Receberam os certificados, Daniel Proença Feijó, indicação do vereador Hélio Luiz Bunn; Dirceu José Braga, indicação do vereador José Antonio De Bettio; padre Valmor Della Giustina e Zenaide Salvador Machado, indicação do vereador Pedro Luiz Machado; e Saionara Corrêa de Carvalho Bora, indicação da vereadora Ema Hofmann Benedet.
O prefeito, ao fazer uso da palavra, afirmou que as honrarias são formas de agradecimento em nome de toda a sociedade lauromüllense. “É uma grande satisfação poder participar de mais uma sessão solene do Legislativo de Lauro Müller, em que homenageia personalidades que se destacaram em nosso município. Reconhecimento à valorização das pessoas é algo que motiva e que faz com que a gente continue trilhando o caminho certo. Esta homenagem contribui exatamente para isso, pois é um reconhecimento de extrema relevância tanto para quem recebe quanto para seus familiares”, ressaltou.
Homenageados:
Saionara Corrêa de Carvalho Bora
A vereadora Ema Hofmann Benedet apontou os motivos que a levaram a escolher Saionara para receber o Título de Cidadã Honorária. “Essa noite é muito importante, voltada às pessoas que não são naturais de Lauro Müller, mas que muito fizeram ou que fazem para nossa cidade. Falar de uma pessoa admirável quanto a doutora Saionara é fácil, porque ela é muito especial. É uma médica muito querida. Atuou em nossa cidade por mais de 25 anos, deixando aqui a sua marca como profissional atuante, leal e muito bondosa, principalmente com as pessoas mais necessitadas”, afirmou.
Saionara, por sua vez, falou sobre seu amor pela cidade que a recebeu. “Lauro Müller já estava no meu coração antes mesmo de eu nascer. Meu avô morou aqui, provavelmente, em 1930. Minha mãe teve sua primeira infância aqui. Eu acho que foi plantada uma semente por Deus, que fez eu amar tanto esta cidade. São 25 anos. Sempre me senti em casa. No momento, não estou mais aqui, por motivo alheio à minha vontade, mas eu deixei uma semente. Meu filho, Luiz Marcos Bora, que tem um escritório de advocacia. Então é o meu coração que continua pulsando aqui”, declarou a homenageada.
Daniel Proença Feijó
O vereador Hélio Luiz Bunn destacou toda a trajetória de Daniel, que contribuiu para a área da saúde no município. “O Dr. Daniel chegou aqui lá pelos anos de 2002, trabalhando em unidades de saúde e no hospital. Depois, tornou-se diretor do nosso hospital. Daqui, foi para Criciúma e, mesmo estando lá, sempre ficou nos ajudando, contribuindo e muito para o povo de Lauro Müller. Quando esteve por aqui, foi um pai para os moradores. Atendia a todos com igualdade, sempre estava pronto para atender, bastava solicitar. Foi isso que nos levou a prestar esta homenagem, pelo que fez por nossa cidade e por nosso povo, para as pessoas carentes que precisavam da sua ajuda”, destacou.
O homenageado relembrou do período que viveu na cidade. “Penso que, quando escolhemos esta terra para vir trabalhar e prestar o nosso serviço, já sentimos que será receptiva. Cheguei em 2002 aqui e, até 2007, tive a honra de atuar como médico no posto de saúde. Posteriormente, fiz a especialização em Psiquiatria. Mantive meus estudos sempre com frequência. Fiz especialização em Dependência Química, logo depois, o mestrado e o doutorado em Neurociência e, hoje, atuo como professor na Unesc. Por questões pessoais, a vida está me dando a chance de conduzi-la um pouco mais distante, mas isso não apaga a história que vivi em Lauro Müller, voltada para esta comunidade que sempre me apoiou, me abraçou e fez eu me sentir da família”, disse.
Padre Valmor Della Giustina e Zenaide Salvador Machado
O vereador Pedro Luiz Machado ressaltou as qualidades de seus dois escolhidos. “Nossa Câmara está em festa e feliz por realizar esta sessão solene e homenagear estas pessoas tão importantes para nossa comunidade. Duas pessoas que aqui estão foram indicadas por este vereador. Foram escolhidas porque se destacam pelas suas qualidades e empenho, por dedicar suas vidam trabalhando pelo próximo”, contou.
“Zenaide é muito conhecida em nosso meio e contribuiu muito realizado trabalho com jovens, seja na organização de um coral ou incentivando os escoteiros. O padre Valmor está conosco há apenas nove anos e já conquistou milhares de amigos. É muito popular e desenvolve serviços importantes para a nossa gente. Além de serviços religiosos, acha tempo para incentivar a agricultura orgânica, apoiar a recuperação de dependentes químicos e alegrar a comunidade com sua música e boas piadas”, completou.
O padre Valmor ressaltou o que o faz admirar a cidade e os seus moradores. “Da minha vida de padre, o lugar em que eu mais fiquei foi Lauro Müller. Irão se completar dez anos. A todos os lugares que eu vou, eu falo com alegria que trabalho aqui. O que eu mais admiro nesta cidade é o fato de todos poderem conviver pacificamente. É muito bom estar aqui. Lauro Müller é um lugar de muitas oportunidades. Não só pela sua história, sua geografia e sua riqueza cultural e econômica, mas também pelas pessoas. Temos muitas coisas belas que fazem nos unirmos, a exemplo disso é esta sessão solene”.
Já Zenaide afirmou que tudo o que faz é por amor. “Agradeço pela honra de estar aqui, recebendo este título de Cidadã Benemérita devido aos meus trabalhos, que faço por amor, me dedicando especialmente às crianças que eu tanto amo e que, inclusive, estão aqui presentes. Sou uma chefe do Grupo de Escoteiros e me dedico há muito tempo à igreja . Estou ainda em função deste trabalho, do coral e dos escoteiros. Fico muito grata por hoje estar aqui presente juntamente com os demais homenageados. Nasci e me criei aqui em Lauro Müller, há 53 anos moro nesta cidade. Quero continuar este trabalho, se Deus me permitir, até eu morrer, porque eu só peço a Deus, sempre, saúde e força para eu poder me dedicar às crianças que eu amo de paixão”, destacou.
Dirceu José Braga
O presidente da Casa Legislativa, vereador José Antonio De Bettio, iniciou sua declaração afirmando que, para falar do homenageado, buscou inspiração em Jesus Cristo. Conforme De Bettio, Dirceu José Braga foi serventuário da Justiça, professor da Escola Técnica de Comércio e do curso de Direito do Unibave, assessor jurídico dos Municípios de Tijucas e de Lauro Müller, assessor jurídico da Casa Civil e do Governo do Estado de Santa Catarina e assessorou na Casa Legislativa de Lauro Müller. Foi jubilado pela OAB/SC em 2007. “Desde que chegou a Lauro Müller, atua no juízo desta Comarca e região, militando na defensoria pública por nomeação. Além das atividades próprias da profissão, é sócio do CTG Serra do Rio do Rastro e membro do Lions Clube”, contou o presidente.
“Faço aqui referências à palavra do livro de Mateus, que diz: ‘não saiba a tua mão esquerda o que faz a tua direita’. Essas palavras expressam precisamente a conduta de Dirceu José Braga. Ao longo destes 24 anos que reside em Lauro Müller, doutor Braga, muitos desconhecem, mas sei o quanto o senhor auxilia, ajuda e ampara de forma generosa, sem esperar nada em troca. Exerce a advocacia de forma humana, dotado de extrema sabedoria de vida e exemplo de homem a ser seguido. Integridade, bondade, humanidade, simplicidade e humildade são palavras que o definem. No mesmo livro sagrado, encontramos: ‘O que fazes de secreto, teu Pai que está no céu vê e te recompensará publicamente’. Suas benfeitorias são gestos de bondade, auxiliando as pessoas necessitadas com sinceridade e de coração”, concluiu.
O homenageado falou de sua trajetória em Lauro Müller, há 24 anos. “Retroagindo ao tempo, foi em 23 de novembro de 1993 que aportei nesta cidade e passei paulatinamente a me integrar nas lides da comunidade, convivendo com seus integrantes como um de seus. Abracei, desde os primeiros tempos, dentro da minha profissão, as causas comunitárias e particulares, procurando, desde então, preencher a lacuna mais acentuada, mitigando as causas dos mais necessitados. Se bem que meus pares, que me antecederam, também atuaram nesta missão. Assim, se passaram 24 anos de convivência e atuação comunitária. Sempre tive o apoio irrestrito também dos três poderes, os quais penhoradamente agradeço. Ao longo deste período, dei pouco de mim, mas recebi muito desta sociedade em todos os seus seguimentos. Em retribuição, recebi amizade, carinho, bem querer e oportunidade. Hoje, me vejo homenageado por esta mesma sociedade, representada por seus edis, que compõem o Legislativo Municipal, o que muito me alegra, tornando-se para mim, motivo de orgulho e satisfação, extensivo aos meus familiares”, declarou.
[soliloquy id="250146"]