Poder Legislativo

Vereadores de Lauro Müller concedem Título de Cidadã Benemérita a Zaneyde Fernandes Araujo

A sessão solene foi realizada após aprovação do Decreto Legislativo nº 1/2021, de autoria da vereadora Ema Hofmann Benedet.

Fotos: Ketully Beltrame / Sul in Foco

Em sessão solene na noite desta quinta-feira, dia 16, os vereadores de Lauro Müller concederam o Título de Cidadã Benemérita do Município de Lauro Müller para a senhora Zaneyde Fernandes Araujo, 90 anos. A sessão foi presidida pelo vereador Manoel Leandro Filho.

A sessão solene foi realizada após aprovação do Decreto Legislativo nº 1/2021, de autoria da vereadora Ema Hofmann Benedet. A honraria contou com a entrega de uma diploma para a homenageada. Familiares da senhora Zaneyde se fizeram presentes na ocasião.

“Destes 90 anos, mais da metade foram dedicados a causas sociais. De sua trajetória profissional, destacamos a dedicação ao ensino, que marcou muito. Porém, além do trabalho, sempre foi em busca de proporcionar a todos uma cidade melhor. É por isso que, com muita felicidade, eu trago esta homenagem em vida para uma pessoa tão ativa para nossa sociedade, que desenvolveu projetos envolvendo principalmente as mulheres. Você sempre foi à frente do seu tempo e um grande exemplo para todos nós”, declarou a vereadora.

A homenageada, por sua vez, se emocionou ao fazer uso da palavra. “Eu estou muito feliz porque vejo confirmado e reconhecido todo o esforço que foi empregado na educação dos jovens de Lauro Müller, um trabalho de mais de 30 anos. Foi um período de luta, mas vencemos todas as dificuldades e conseguimos o que temos até hoje. Meu muito obrigada a todos os vereadores, especialmente à Ema, que foi a autora. Que todos tenham um feliz Natal e um ano novo cheio de prosperidade”, afirmou.

Confira a sessão completa através deste link.

Sobre a homenageada

Zaneyde Fernandes Araujo, nascida em Lauro Müller, no ano de 1931. Filha de Bento Fernandes e Paula Jung Fernandes, sendo a mais nova entre quatro filhos. Ainda muito nova, mudou-se para Criciúma, onde passou toda a sua infância, até o ano de 1946. Estudou em Colégio Interno, onde desenvolveu várias habilidades artísticas como tocar violino e a pintura em tela.

Depois de atravessar o período da Segunda Guerra Mundial, no ano de 1947, voltou a residir em Lauro Müller, onde permanece até hoje, com 90 anos de idade. Casou com Mauro Luiz Araujo, com quem teve cinco filhos: Janete Maria, Maria Cristina, Maria Luiza, Mauro Luiz e Carlos Alberto. Tem 12 netos e cinco bisnetos.

Em 1952, iniciou sua carreira de professora no antigo G.E. “Visconde de Taunay”, lecionando para alunos da 4ª série e alunos do antigo Curso Complementar. Em 1954, foi designada para responder pela direção G.E. “Visconde de Taunay”, permanecendo até o ano de 1959, quando foi nomeada, por concurso, para o cargo de Diretora de Grupo Escolar, permanecendo aí até o ano de 1974, quando o Grupo Escolar já passou a funcionar como Escola Básica.

Em 1975, deixou o cargo de Diretora para responder pelo expediente da Coordenadoria Local de Educação de Lauro Müller que, em 1978, passou a funcionar como Cargo em Comissão de Supervisão Local de Educação. Nesse cargo, permaneceu até o ano de 1982, tendo antes conseguido a criação do Colégio de 2º Grau “Walter Holthausen” e concluído o curso de Pedagogia – Licenciatura em Administração Escolar de 1º e 2º graus, no ano de 1981, grandes vitórias de sua vida profissional.

Foi uma pessoa muito integrada na vida social da cidade. Participou ativamente de várias entidades sociais na cidade, a maioria dos trabalhos voltados às mulheres “arrimo de família”. Além da organização de campanhas para essas pessoas, junto da Secretaria de Ação Social, trabalhou por muitos anos voluntariamente, desenvolvendo cursos e até mesmo alfabetizando essas mulheres. Foi voluntária da entidade social Câmara Junior, atendendo famílias carentes e promovendo campanhas beneficentes.

Participou da JCI (Joint Commission International), instituição líder mundial em certificação de organizações de saúde, sendo colaboradora em campanhas contra a poliomielite. Foi voluntária no Grupo de Escoteiros de Lauro Müller, grupo de caráter educacional, onde os jovens e crianças tinham a oportunidade de se desenvolverem socialmente de uma forma baseada em valores, respeito, amizade, fraternidade e no amor pela natureza.

Participante ativa da Igreja Católica Imaculado Coração de Maria, fez parte da Legião de Maria, organização religiosa que ajuda famílias carentes, fazendo visitas nas casas contribuindo para a ação evangelizadora da Igreja. Também participou da Congregação Mariana, auxiliando e organizando campanhas de Natal solidário e outras datas comemorativas importantes para a Igreja Católica.

Através da sua habilidade com a pintura, fez vários trabalhos de restauração de santos, incluindo a Nossa Senhora de Guadalupe, que foi toda restaurada para colocarem na gruta, ao lado da Igreja Matriz. Continua ainda participando de grupos de família, até quando sua idade permitir. Foi e continua sendo uma pessoa ativa na sociedade, na Igreja e referência na família.

Notícias Relacionadas

OS Criciúma está concorrendo em concurso nacional de Boas Práticas

Concurso reúne vários Observatórios Sociais do Brasil e cada um concorre com alguma boa prática executada.

Vereadores de Lauro Müller apresentam Indicações e aprovam Projetos de Lei e Requerimento

Entre as pautas, estava o Projeto de Lei que declara de utilidade pública a Associação de Pais e Amigos de Autistas (AMA) de Lauro Müller.

Reunião discute medidas para reduzir filas nas agências bancárias, em Içara

Vereadores aprovam proibição de fogos de artifício e artefatos pirotécnicos em Lauro Müller

Também foi aprovado Requerimento para que a prefeita compareça à Casa Legislativa para esclarecer sobre problemas de abastecimento de água no Guatá.