Os vereadores de Lauro Müller aprovaram, em sessão ordinária realizada nesta terça-feira, dia 2, um Requerimento e uma Moção de Pesar. No Grande Expediente, fizeram uso da tribuna os vereadores Guilherme Coan (PP), Alexsandro Marchioli (PP), Lidomar Cataneo (PSD) e Ema Hofmann Benedet (MDB).
Confira a sessão ordinária na íntegra por meio deste link.
Proposições
Indicação nº 50/2023, de autoria do vereador Guilherme Coan: Efetuar a recuperação na ponte da comunidade de Rio Apertado. Justificativa: “A referida ponte está com as suas estruturas precárias. Há grande fluxo de veículos pesados e não há segurança para os pedestres”.
Indicação nº 51/2023, de autoria do vereador Guilherme Coan: Dar manutenção na pavimentação com lajotas, colocar tampas nas bocas de lobo e efetuar melhorias aos acessos das residências, na Rua Benício Fernandes Madeira, bairro Cairu.
Indicação nº 52/2023, de autoria da vereadora Sysse Alves Velho: Colocar placas de identificação das pontes de concreto em Lauro Müller, conforme legislação: Ponte José Cavalcanti, no Centro, ligando a SC-390 à Praça Henrique Lage, e a Ponte Miro Mendes, que liga a SC-390 ao bairro Vila Operária, no acesso ao Fórum de Justiça da Comarca.
Pedido de Informação nº 5/2023, de autoria do vereador Ricardo Fontanella: Informar para esta Casa Legislativa quanto foi gasto pela Prefeitura na decoração de Páscoa, nas praças públicas da cidade. Justificativa: “No período das festas de Páscoa, foi possível observar que as nossas praças públicas receberam enfeites e ornamentos alusivos à data. É importante que nós vereadores, enquanto legítimos fiscais do Executivo Municipal, tenhamos acesso a essa informação, haja vista que somos cobrados e questionados pela população”.
Ordem do Dia
Moção nº 7/2023, de autoria dos vereadores Ema Hofmann Benedet; Sysse Alves Velho; Rodrigo Dias; Valdecir Miotello; Alexsandro Marchioli; Guilherme Coan; Lindomar Cataneo; Manoel Leandro Filho; e Ricardo Fontanella. Aprovada por unanimidade.
Moção de Pesar aos familiares do ex-vereador Valdir Nesi, por seu falecimento, ocorrido em 24 de abril de 2023, aos 84 anos de idade. Valdir Nesi nasceu no dia 28 de agosto de 1938, na cidade de Siderópolis, Santa Catarina. De uma família de nove irmãos, casou-se com Ondina (em memória), com quem teve cinco filhos, 10 netos e 10 bisnetos. “Tito”, como carinhosamente gostava de ser chamado, era aposentado da mineração de carvão. Católico praticante, gostava de participar das missas e terços de sua comunidade.
Gostava muito de política, tanto que foi vereador de Lauro Müller. Disputou sua primeira eleição em 15 de novembro de 1976, pela ARENA – Aliança Renovadora Nacional. Na ocasião, recebeu 242 votos, o que lhe garantiu uma cadeira no Poder Legislativo da cidade e a quarta melhor votação entre todos os candidatos daquele pleito. Durante seu mandato de vereador, que teve duração de seis anos, Valdir Nesi ocupou por duas vezes o cargo de segundo secretário da Mesa Diretora da Câmara Municipal, nos biênios (1977/1978 e 1981/1982).
Buscou a reeleição no pleito de 15 de novembro de 1982, pelo PDS – Partido Democrático Social, quando obteve 235 votos, que não foram suficientes para sua eleição, mas lhe garantiram a primeira suplência do partido. Valdir era um homem que amava sua família e estava sempre disposto a ajudar o próximo. Um cidadão trabalhador, de valores e princípios, que zelava pelo seu caráter, ética e honestidade. Legado que deixa aos seus descendentes, sendo um exemplo de vida simples, mas com um valor incomparável. A Câmara de Vereadores de Lauro Müller manifesta suas condolências aos familiares do ex-vereador Valdir Nesi e roga a Deus para que possa trazer conforto, fé e força neste momento de luto.
Requerimento nº 6/2023, de autoria do vereador Rodrigo Dias: Envio de ofício à senhora Patrícia Pontaldi Breis, secretária municipal de Turismo, convocando-a para comparecer na Sessão Ordinária desta Casa, em 22 de maio de 2023, às 19 horas, para explanar sobre as ações que estão sendo realizadas pela pasta, para o fortalecimento do turismo em nosso Município. Aprovado por unanimidade.