Na ocasião, profissionais da Carbonífera Catarinense falaram sobre parcerias com o Senai e a Satc, a fim de qualificar a mão de obra local.
Os vereadores de Lauro Müller aprovaram, por unanimidade, um Projeto de Lei, um Requerimento e uma Moção de Aplausos durante a sessão ordinária desta segunda-feira, dia 12.
Na ocasião, o Grande Expediente foi utilizado por Daniela da Silva de Souza Rodrigues e Daniele Viviam de Oliveira, psicóloga e chefe de RH, da Carbonífera Catarinense.
As profissionais explanaram sobre a parceria da empresa com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e a Sociedade de Assistência aos Trabalhadores do Carvão (Satc), objetivando a qualificação da mão de obra na região.
Confira a sessão ordinária na íntegra por meio deste link.
Proposições
Indicação nº 65/2023, de autoria do vereador Manoel Leandro Filho: Proceder reforma na capela mortuária do distrito de Guatá. Justificativa: “Esse é um pleito da comunidade, pois o telhado daquele prédio público apresenta problemas que estão ocasionando goteiras, que acabam gerando transtornos para quem utiliza o espaço em dias chuvosos. A calçada em volta da capela está bastante danificada, assim como os vidros das janelas”.
Indicação nº 66/2023, de autoria do vereador Ema Hofmann Benedet: Viabilizar a reforma da capela mortuária de Barro Branco. Justificativa: “Aquele prédio apresenta alguns problemas, entre os quais, estão visíveis algumas rachaduras nas paredes. É importante a intervenção do Executivo, antes que esses problemas aumentem e, com eles, o custo para os devidos reparos”.
Indicação nº 68/2023, de autoria do vereador Emanoel José Pereira: Providenciar a instalação de um parque infantil na comunidade de Quilômentro Cento e Sete, bem como efetuar a manutenção da academia ao ar livre e da quadra de esportes daquela comunidade.
Justificativa: “O estado em que se encontram a quadra esportiva e aquela academia são péssimos, pra não dizer deploráveis. Esses dois equipamentos esportivos acabam colocando em risco a integridade física das pessoas. Os moradores daquela comunidade não têm opções de esporte e lazer, além de terem dificuldades com a locomoção para buscá-los em outro bairro. Por isso, a implantação do parquinho infantil e as reformas da quadra e da academia são tão importantes para o Quilômetro Cento e Sete”.
Ordem do Dia
Projeto de Lei Ordinária nº 21/2023, de autoria da vereadora Sysse Alves Velho: “Denomina de Presbítero Olímpio Bezza a Rua Sem Denominação 446, em Morro da Palha, município de Lauro Müller e dá outras providências”.
Moção nº 10/2023, de autoria dos vereadores Ema Hofmann Benedet; Sysse Alves Velho; Rodrigo Dias; Valdecir Miotello; Alexsandro Marchioli; Emanoel José Pereira; Lindomar Cataneo; Manoel Leandro Filho; Ricardo Fontanella: Moção de Aplausos ao Rotary Club de Lauro Müller, felicitando sua direção e membros pelos 25 anos de fundação da entidade em nosso município, que vai ser comemorado no próximo dia 17.
“O Rotary Club de Lauro Müller é uma organização sem fins lucrativos, vinculada ao Rotary Internacional, voltada à prestação de serviços à comunidade, sendo declarado de utilidade pública municipal pela Lei nº 2.176/2021. Atualmente, conta com 15 membros associados, que se reúnem semanalmente em sua sede, na Rua Edgar Coelho de Sá, nº 103, bairro Centro, município de Lauro Müller, para reuniões de trabalho.
Iniciou suas atividades de fato no município de Lauro Müller em 20 de setembro de 1997, com um grupo de homens que tinham o desejo de servir a comunidade em que viviam. Tem como clube padrinho o Rotary Club Tubarão Leste. Ressalta-se que rotarianos daquele clube de serviço se deslocaram no ano de 1997 do município de Tubarão para Lauro Müller, semanalmente, por vários meses, até o ano de 1998, quando o Rotary Club de Lauro Müller pode então caminhar sozinho. O primeiro presidente de fato do Rotary Club de Lauro Müller foi o advogado Giovani dos Santos Bochi (em memória).
Foi ele que, em 17 de junho de 1998, recebeu a Carta Constitutiva das mãos do governador do Distrito de Rotary. A Carta Constitutiva é o documento que comprova o ingresso do Rotary Club de Lauro Müller no Rotary Internacional. Assim, esta data é considerada a fundação oficial deste clube. Dentre os vários projetos voltados a servir à comunidade, destaca-se o Banco Ortopédico, que é o empréstimo para todos aqueles que necessitarem de cadeiras de rodas e de banho, muletas e entre outros equipamentos ortopédicos.
A principal fonte de recursos do Rotary Club de Lauro Müller para a realização de seus projetos vem dos vários eventos que realiza na comunidade, como o tradicional Galetaço. Em 17 de junho de 2023, o Rotary Club de Lauro Müller completará o seu Jubileu de Prata de fundação. São 25 anos de serviços prestados ao nosso município. Portanto, por compartilharmos de uma entidade que tem como base o ideal de servir ao próximo, promovendo e apoiando o desenvolvimento do companheirismo. Registramos nosso orgulho dessa entidade, aplaudindo-a por meio desta Moção”.
Requerimento nº 15/2023, de autoria do vereador Emanoel José Pereira: Envio de ofício ao coordenador regional Sul da Secretaria de Estado de Infraestrutura e Mobilidade, senhor Ademir Honorato, solicitando a implantação de uma lombada física, em meia pista, na SC-446, proximidades do trevo do CTG Serra do Rio do Rastro, no sentido de quem vem de Barro Branco, com destino ao Centro ou à Serra do Rio do Rastro, antes da entrada para a subestação da Celesc.
Justificativa: “Acidentes têm ocorrido com frequência naquele trevo, e nota-se que a maioria é de quem transita neste sentido, não observando a velocidade de segurança para o local. Entendemos que a instalação dessa lombada em meia pista vai fazer com que os motoristas diminuam a velocidade ao se aproximarem do trevo, trazendo mais segurança aos usuários e, consequentemente, diminuindo o índice de acidentes”.