O reconhecimento se dá pelas recentes conquistas de campeão catarinense e ascensão do Criciúma à Série A do Campeonato Brasileiro.
Os vereadores de Lauro Müller aprovaram, por unanimidade, a Moção de Congratulações nº 18/2023 ao futebolista lauromüllense Eder Citadin Martins. De autoria dos vereadores Alexsandro Marchioli, Guilherme Coan e Ricardo Fontanella, o objetivo é reconhecer o atleta pelo retorno ao time que o revelou, Criciúma Esporte Clube, e pelas recentes conquistas de campeão catarinense 2023 e ascensão à Série A do Campeonato Brasileiro de Futebol.
Confira o histórico de Eder Citadin:
Eder Citadin Martins nasceu em Lauro Müller no dia 15 de novembro de 1986. É um futebolista ítalo-brasileiro que atua como segundo atacante. Nasceu no Brasil, mas tem dupla nacionalidade, brasileira e italiana, porque seu bisavô Giovanni Battista Righetto nasceu em Nove, na província de Vicenza, e com apenas 13 anos de idade emigraram para o Brasil, no ano de 1891. A origem de seu nome é uma homenagem a Éder Aleixo de Assis, atacante da Seleção Brasileira de Futebol na Copa do Mundo FIFA de 1982.
A ascensão de Eder no mundo do futebol ocorreu quando passou a atuar na Europa, sendo contratado por empréstimo pelo Frosinone após o Empoli contratá-lo junto ao clube do Criciúma. Em 2008, transferiu-se ao Frosinone para a disputa da série B da Itália. Na temporada 2009/2010, de volta ao Empoli, foi artilheiro na série B com 27 gols. Em 20 de agosto de 2010, Éder acertou sua ida para o Brescia por empréstimo para a temporada. Anotou apenas seis gols em 35 jogos e, no dia 13 de julho de 2011, foi vendido para o Cesena, onde permaneceu por uma temporada.
Em 2012, Eder fez parte do elenco da Sampdoria, ajudando a levar o time genovês ao retorno para Série A, além de se tornar ídolo do clube, jogando 136 partidas e marcando 49 gols. Sua boa atuação na Sampdoria despertou interesse da Inter de Milão, time para o qual atuou em duas temporadas. O bom momento de Eder atraiu o olhar e interesse do técnico Antonio Conte, da Seleção Italiana de Futebol, que o convocou para o jogo contra a Bulgária, no dia 28 de março de 2015, em partida válida pelas Qualificações para a Eurocopa 2016. Nesse jogo, Eder marcou um dos gols do empate em 2–2.
Sua boa atuação lhe rendeu convocação por Antonio Conte para a disputa da UEFA Euro 2016. Fez seis gols em sua passagem pela Seleção da Itália, sendo o mais importante deles o marcado na vitória sobre a Suécia, que garantiu a passagem da Itália para as oitavas da Euro. No dia 2 de novembro de 2017, renovou seu contrato com a Inter até 2021. Ao sair da Inter, Eder entrou no top 10 de brasileiros com mais gols na história do Campeonato Italiano, com 60 gols, ficando em 9° lugar. Em 13 de julho de 2018, acertou sua ida para o futebol chinês, sendo contratado pelo Jiangsu Suning, assinando por três anos.
Em 26 de março de 2021, foi anunciado seu acerto com o São Paulo por dois anos. Eder conviveu muito com lesões na temporada 2021 e não acabou fazendo muitas partidas pelo tricolor, marcando apenas 5 gols na temporada. Em 14 de novembro de 2022, após o término da temporada, o São Paulo anunciou a saída de Eder, que não teve seu contrato renovado. No total, disputou 75 partidas e marcou onze gols com a camisa tricolor. Já em fim de carreira, com 36 anos de idade, Eder decidiu voltar ao time que o revelou para o mundo do futebol, o Criciúma Esporte Clube. Sua apresentação, que incluiu noite de autógrafos, ocorreu no dia 23 de janeiro de 2023.
Ao longo de sua carreira, por todos os times pelos quais atuou, Eder sempre fez questão de valorizar sua origem, enaltecendo em suas entrevistas o nome de Lauro Müller, sua terra natal. Por tudo o que representa para o mundo do futebol, especialmente para o povo lauromüllense, o Poder Legislativo tem o enorme prazer em felicitar e conceder a Eder Citadin Martins a presente Moção de Congratulações”.
Grande Expediente
No Grande Expediente, fizeram uso da tribuna os seguintes vereadores: Sysse Alves Velho (MDB), Valdecir Miotello (sem partido), Guilherme Coan (PP), Ricardo Fontanella (PP), Alexsandro Marchioli (PP)
Confira os pronunciamentos na íntegra por meio deste link.
Proposições
Indicação nº 112/2023, de autoria do vereador Ricardo Fontanella: Providenciar vistoria técnica nas pontes do município, incluindo as quatro do centro da cidade, para avaliar suas estruturas e prevenir possíveis incidentes.
Justificativa: “As pontes de nossa cidade têm um importante papel na travessia de veículos e pedestres e, principalmente, para o escoamento daquilo que é produzido no município. Nossa intenção é que o Executivo viabilize uma visita in loco, por técnicos preparados, com o objetivo de verificar se as condições das pontes estão boas para o tempo que estão construídas e se necessitam de pequenas manutenções preventivas”.