Na ocasião, também foi aprovado o Projeto de Lei que institui o Programa Bombeiro Comunitário.
Duas pautas estiveram em votação na Ordem do Dia da Câmara de Vereadores de Lauro Müller nesta segunda-feira, dia 14. A primeira trata-se da Moção de Aplausos, que reconhece o trabalho desenvolvido pelas voluntárias da Rede Feminina de Combate ao Câncer. O Projeto de Lei Complementar nº 3/2022, de autoria do Poder Executivo, que institui o Programa Bombeiro Comunitário e dá outras providências, também foi aprovado por unanimidade.
A Moção de Aplausos é de autoria dos vereadores Ema Hofmann Benedet, Lindomar Cataneo, Rodrigo Dias, Sysse Alves Velho, Alexsandro Marchioli, Guilherme Coan, Manoel Leandro Filho, Ricardo Fontanella e Valdecir Miotello. “O Poder Legislativo do município de Lauro Müller sente-se honrado de poder, nesta ocasião, parabenizar todas as integrantes da Rede Feminina de Combate ao Câncer de Lauro Müller, pelas ações realizadas durante a campanha Outubro Rosa e por todo trabalho desenvolvido diariamente por esta entidade em prol da população”.
A Rede Feminina de Combate ao Câncer de Lauro Müller foi fundada em 17 de novembro de 2010. Trata-se de uma entidade filantrópica, reconhecida de utilidade pública municipal e estadual e tem o objetivo de orientação e prevenção do câncer, principalmente do colo do útero e de mama. Ela proporciona um atendimento humanizado nos serviços ofertados, contribuindo para a prevenção do câncer e a melhoria da qualidade de vida das pacientes.
Além disso, busca fortalecer a prevenção ao câncer por meio do diagnóstico precoce para a diminuição das incidências. Atualmente, a Rede Feminina de Combate ao Câncer conta com o trabalho de 25 voluntárias, que dedicam boa parte de seu tempo em prol da entidade. “Quando um grupo carrega consigo comprometimento, ética, humanização, transparência e excelência como seus valores, toda a sociedade é beneficiada por seus frutos”.
“Abraçar quem precisa num momento de angústia, dor e sofrimento é um ato de extrema generosidade que merece todo nosso reconhecimento. “Dedicação e amor são as palavras exatas para definir as ‘voluntárias de rosa’, que pela sua força e coragem não ficaria mal se fossem reconhecidas como um “exército”, composto de fileiras irmanadas no mais genuíno sentimento de amor e dedicação ao próximo. Neste sentido, entendemos ser de primordial relevância que esta Casa Legislativa reconheça publicamente o grande trabalho desempenhado”, reforçam os vereadores na Moção de Aplausos.
Confira a sessão ordinária na íntegra através deste link.
Grande Expediente
No Grande Expediente, fizeram uso da tribuna os seguintes vereadores: Sysse Alves Velho (MDB), Manoel Leandro Filho (MDB), Ema Hofmann Benedet (MDB), Valdecir Miotello (PDT), Ricardo Fontanella (PP), Alexsandro Marchioli (PP), Guilherme Coan (PP) e Lindomar Cataneo (PSD).
Proposições
Indicação nº 151/2022, de autoria dos vereadores Ricardo Fontanella, Guilherme Coan e Alexsandro Marchioli: Instalar guard-rail entre o campo de futebol sintético de Quilômetro Um e o acostamento da Rodovia SC-390. Justificativa: “Este equipamento se faz necessário tendo em vista que esse ponto da rodovia apresenta uma curva perigosa sujeita à ocorrência de acidentes, haja vista o grande fluxo de veículos que por ali transitam. Com o campo em funcionamento, nossa preocupação aumenta, pois o local deverá receber muitas pessoas”.
Indicação nº 152/2022, de autoria do vereador Guilherme Coan: Ampliar o horário de atendimento da Farmácia SUS, mantendo-a aberta entre 12h e 13h. Justificativa: “Uma parcela significativa da nossa população trabalha em horário comercial. Por essa razão, acaba enfrentando uma série de dificuldades, entre elas, tendo que ausentar-se do trabalho para poder retirar seus medicamentos na farmácia SUS. Entendemos que essa medida facilitaria o acesso dessas pessoas aos medicamentos que fazem uso”.
Indicação nº 153/2022, de autoria da vereadora Sysse Alves Velho: Que seja incluído no calendário de eventos de Lauro Müller o “Tombo da Polenta”.