Poder Legislativo

Vereadores de Lauro Müller aprovam dois Projetos de Lei e dois Requerimentos

Os Projetos de Lei aprovados visam alteração do projeto da Rua Dr. Valdir Cotrin e repasse de recursos à Associação Arte & Resgate.

Foto: Ketully Beltrame / Sul in Foco

Os vereadores de Lauro Müller reuniram-se, nesta segunda-feira, dia 30, para mais uma sessão ordinária, que contou com o plenário da Câmara de Vereadores lotado de cidadãos. Na Ordem do Dia, foram aprovados dois Projetos de Lei e dois Requerimentos.

No Grande Expediente, fizeram uso da tribuna os seguintes vereadores: Ricardo Fontanella (PP), Alexsandro Marchioli (PP), Guilherme Coan (PP), Sysse Alves Velho (MDB) e o vereador da Casa Legislativa, Lindomar Cataneo (PSD).

Confira a sessão ordinária na íntegra através deste link.

Foto: Ketully Beltrame / Sul in Foco

Expediente:

Projeto de Lei Ordinária nº 30/2022, de autoria do Poder Executivo, que “autoriza o Município de Lauro Müller a transferir recursos financeiros ao Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Lauro Müller e dá outras providências”.

Projeto de Lei Ordinária nº 31/2022, de autoria do Poder Executivo, que “autoriza o Município de Lauro Müller a realizar termo de cessão de uso, a título gratuito, do imóvel de matrícula nº 174, sem prazo determinado, para o Grupo Escoteiro Serra do Rio do Rastro, de Lauro Müller, e dá outras providências”.

Projeto de Lei Complementar nº 2/2022, de autoria do Poder Executivo , que “dispõe sobre a Organização do Sistema Municipal de Defesa do Consumidor – SMDC, institui o Conselho Municipal de Defesa do Consumidor – CONDECON, a Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor – PROCON e o Fundo Municipal de Defesa dos Direitos Difusos – FMDD, e dá outras providências.”

Proposições:

Indicação nº 78/2022, de autoria dos vereadores Lindomar Cataneo, Ema Hofmann Benedet, Sysse Alves Velho, Manoel Leandro Filho e Rodrigo Dias: Que o Poder Executivo organize estudos para a criação de um GEMELLAGGIO, entre o Município de Lauro Müller e uma cidade Italiana. Justificativa: “Considerando os estreitos vínculos histórico-culturais que o nosso Município possui com a Itália, cuja a grande maioria dos imigrantes responsáveis por nossa colonização desse país se originam, pede-se a criação de um pacto nos moldes oficiais no estilo Gemellaggio”.

Indicação nº 80/2022, de autoria do vereador Guilherme Coan: Elaborar Projeto de Lei, concedendo isenção de Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) para contribuintes proprietários de imóveis que sejam portadores de câncer.

Indicação nº 81/2022, de autoria do vereador Guilherme Coan: Que o Poder Público faça a recuperação dos parques da cidade e a implantação de banheiros químicos.

Ordem do Dia

Projeto de Lei Ordinária nº 19/2022, de autoria do Poder Executivo, que “altera o projeto da Rua Dr. Valdir Cotrin no Município de Lauro Müller”. Aprovado por cinco votos a três.

Projeto de Lei Ordinária nº 28/2022, de autoria do Poder Executivo, que “autoriza o Município de Lauro Müller a transferir recursos financeiros à Associação Arte & Resgate e dá outras providências”. Aprovado por unanimidade.

Requerimento nº 15/2022, de autoria do vereador Ricardo Fontanella: Envio de ofício ao excelentíssimo senhor Carlos Moisés, governador do Estado de Santa Catarina, solicitando que o governo dê celeridade no processo de manutenção da iluminação da Serra do Rio do Rastro.

Justificativa: “O governador Carlos Moisés assinou o edital de licitação para iluminação da Serra do Rio do Rastro, em 10 de setembro de 2021, com a promessa de que a obra seria concluída dentro de três meses. Porém, já se passaram oito meses e, até o momento, a nossa serra continua às escuras.

Sabemos do esforço do Governo do Estado para melhorar a infraestrutura, o turismo e garantir mais desenvolvimento na região, mas é preciso que a iluminação da Serra do Rio do Rastro seja restabelecida o mais breve possível, pois estamos entrando no inverno e os nevoeiros são frequentes nessa época do ano, dificultando a visibilidade dos motoristas e aumentando o risco de acidentes”.

Requerimento nº 16/2022, de autoria dos vereadores Ema Hofmann Benedet e Lindomar Cataneo: Envio de ofício ao excelentíssimo senhor Dr. Eduardo Paladino, especialista no Direito do Consumidor, promotor de Justiça e coordenador do Centro de Apoio Operacional do Consumidor do Ministério Público de Santa Catarina, convidando-o para participar da sessão ordinária desta Casa, no dia 6 de junho de 2022, às 19 horas, para explanar sobre o Projeto de Lei que tramita na Câmara e que trata da instalação do Procon no município de Lauro Müller.

Notícias Relacionadas

Reunião discute medidas para reduzir filas nas agências bancárias, em Içara

Vereadores aprovam proibição de fogos de artifício e artefatos pirotécnicos em Lauro Müller

Também foi aprovado Requerimento para que a prefeita compareça à Casa Legislativa para esclarecer sobre problemas de abastecimento de água no Guatá.

Projeto de lei em SC proíbe venda de empréstimos a idosos por telefone e internet

Objetivo do autor da proposta, delegado Ulisses Gabriel (PSD), é evitar golpes contra aposentados

Conselhos Municipais e fim de recesso parlamentar marcam sessão da Câmara de Vereadores de Cocal do Sul

Sessão desta terça-feira (10), contou ainda com a votação e aprovação de cinco indicações e três requerimentos de interesse da população sulcocalense.