Os novos subsídios passam a ser pagos a partir de 2013 e o impacto financeiro anual será de R$ 759,6 mil.
Por sete votos contra três, os vereadores de Içara aprovaram, na noite dessa segunda-feira, o projeto que aumenta em quase 40% os salários do prefeito e vice, secretários municipais, presidente do Legislativo e vereadores. Os novos subsídios passam a ser pagos a partir de 2013 e o impacto financeiro anual será de R$ 759,6 mil.
A aprovação se deu em ambiente tumultuado. Mas, mesmo sob protestos, os vereadores Acirton Costa (PMDB), Jurê Carlos Bortollon (PMDB), Joaci Domingos Pereira (PMDB), Antônio de Mello (PMDB), Itamar da Silva (PP), André Jucoski (PSDB) e Neuzi Berto da Silveira (DEM) votaram pela aprovação da proposta. Apenas os parlamentares Osmar Manoel dos Santos (PP), Diego Vitorassi (PDT) e Darlan Carpes (PP) votaram contra a proposta. Este último ainda se manifestou de forma contundente em favor ao aumento, apesar de votar contra.
O vereador Osmar Manoel se posicionou contrariamente ao reajuste, comparando os salários dos vereadores às necessidades do município. "Sou contrário a esse reajuste, sem demagogia. É um absurdo aumentar os salários enquanto a população espera meses por uma cirurgia e, muitas vezes, não consegue. Como vamos aumentar se passamos tanta necessidade?", questionou. O vereador Vitorassi tentou suspender a votação do projeto, sem sucesso.
A Tribuna/Kelley Alves