Em contrapartida, vereadores solicitaram reunião com direção da entidade. Encontro acontece nesta quarta-feira (02).
Após sofrer mudança no texto, o Projeto de Lei que autoriza o repasse financeiro para o Hospital Nossa Senhora da Conceição de Urussanga foi aprovado pela Câmara de Vereadores de Cocal do Sul. A sessão extraordinária convocada pela presidente Roseny Citadin Barbosa, a Nega, aconteceu no fim da tarde de sexta-feira (28), em função do feriado do Dia do Trabalhador, celebrado neste dia 01 de maio.
Após a sanção do prefeito Ademir Magagnin, o Governo Municipal repassará mensalmente cerca de aproximadamente R$ 24,5 mil/mês, totalizando cerca de 295,8 mil no ano. Os recursos cobrirão os custos com os atendimentos de pacientes de Cocal do Sul na cidade vizinha, em especial casos de urgência e emergência.
“Ao invés de falarmos em diminuir o repasse, se o hospital precisar de mais recursos, vamos sim mostrar a força que a Câmara tem e aprovar um repasse maior no próximo ano. O objetivo é que o povo de Cocal seja bem atendido”, destacou o vereador Adriano Possamai Della.
Até o fim da no passado, Cocal do Sul repassava em torno de R$ 15 mil/mês. “Houve um aumento de aproximadamente 60% no valor. É um percentual bem significativo. Foi um trabalho de negociação que contou com a participação da Câmara. Tomara que não necessite, mas se precisar, vamos brigar por mais”, lembrou o vereador Richardson Vieira.
“Gostaríamos de ter um Pronto Atendimento 24 horas, mas hoje a cidade não comporta isso. Quero lembrar que isso foi uma luta de todos os vereadores. Foram vários contatos com o diretor do hospital e parabenizar todos os vereadores pela mobilização e participação em algumas reuniões voltadas para a discussão do repasse. Foi uma briga pensando no atendimento mais digno à população de Cocal”, defendeu o vereador Marcel Freitas.
Cobrança por atendimento humanizado
A qualidade e a forma de atendimento dos pacientes de Cocal do Sul no Hospital Nossa Senhora da Conceição também foi destacado. Houve o pedido de informações por parte da população e uma reunião com a direção deverá tratar do assunto. “Queremos um atendimento humanizado e relatos das pessoas que forem mal atendidas ou tiverem o atendimento negado no hospital. Quando chegar o final do ano, essas situações poderão ser discutidas na renovação do convênio. Apresentamos sugestões e o valor definido nesse acordo foi apresentado com base em auditoria realizada dentro da unidade. Houve um conjunto de fatores para que chegasse no dia de hoje com a aprovação. Queremos que a população seja bem atendida”, enfatizou o vereador Luiz Henrique Bittencourt.
E uma reunião nesta quarta-feira (02) entre os vereadores e o presidente da instituição, Arnaldo Bez Batti, discutira esse e outros assuntos. “Conversei com o presidente do hospital para conversarmos sobre o convênio e discutirmos essa situação do atendimento. A partir dessa conversa, poderemos acompanhar mais de perto como é o procedimento. Vamos solicitar um atendimento humanizado e respeito aos cidadãos de Cocal e também de outras cidades”, finalizou a vereadora Nega, convocando os vereadores a participarem do encontro, marcado para as 17h30min, no Plenário da Câmara.