Os vereadores de Braço do Norte se reuniram na noite desta segunda-feira (11), para mais um sessão ordinária. Após a leitura das correspondências, foram iniciados os trabalhos com seis Indicações. Entre os pedidos, está que o executivo determine a recuperação do leito da Rua Adelmo Crisóstomo de Oliveira, no bairro Floresta, principalmente na parte que passa em frente ao ESF, considerando que a via pública está tomada pela vegetação, da vereadora Arlete Ramos (PP).
Ela também pediu que sejam empenhados esforços para a recuperação da drenagem e esgoto da Rua Wilibaldo Gesser no bairro Lado da União, neste município. Considerando que o esgoto corre a céu aberto, e o projeto encontra-se pronto, e a comunidade se propõe em executar a obra em parceria. Considerando que o projeto foi apresentado por esta vereadora em reunião com os moradores no ano passado.
Já a vereadora Maria da Silva Kulkamp (PP), solicitou que o executivo determine a colocação de lombada física na Rua Generaldo João de Oliveira, próximo a atual lombada de chão batido existente, considerando que a rua está sendo pavimentada. O vereador Antônio Bittencourt de Souza (PSD) pediu que o executivo determine a recuperação, patrolamento e lastreamento de saibro da Rua Antônio José da Silva, no bairro Rio Bonito e que seja estudada a possibilidade de fazer o projeto de drenagem do esgoto, que corre à céu aberto na Rua Carmem Philippi e proximidades no bairro São Januário, bem como seu tratamento e decantação.
Também foram apresentadas duas Moções de Congratulações. A primeira, do vereador Mário Jorge Danielski (PSD), à empresa Silva e Silva Recapagem LTDA, pelo excelente trabalho desenvolvido em seu ramo de atividade, com bom nível de atendimento aos consumidores, permitindo um novo tipo de prestação de serviço à cidade. Considerando que se trata de mais uma empresa com origem em outro município (Tubarão) que contribui para o desenvolvimento do município, gerando riquezas. E da vereadora Soraya Michels Richter (PSDB), ao jornal Folha, pela realização do evento Top de Mídia Braço do Norte.
Os vereadores aprovaram por unanimidade o Requerimento 22/2016, que requer que seja concedido regime de urgência, nos termos do artigo 162 do Regimento Interno; dispensa de pareceres das Comissões Permanentes, nos termos do artigo 81 do Regimento Interno; e preferências de discussão e dispensa dos interstícios regimentais, entre reuniões (artigo 198 do RI – 48 horas), nos termos do artigo 139, § 3 º, inciso IV do Regimento Interno sobre Projeto de Lei Complementar n º 11/2016 – Que autoriza auxílio financeiro à Rede Feminina de Combate ao Câncer – RFCC.
Em seguida, o presidente Emerson Machado Fernandes, o Mano (PMDB), colocou o Projeto de Lei Complementar nº 11/2016, de autoria do executivo, em votação, sendo que ele foi aprovado por unanimidade. Finalizando a Ordem do Dia, com oito votos favoráveis e um contrário, os vereadores aprovaram o Pedido de Informação 0002/2016, da vereadora Soraya, que solicita que o chefe do poder executivo informe o valor gasto mensalmente com as farmácias do município com medicamentos desde janeiro de 2012, requer seja relacionado o estabelecimento com o valor pago.
Em seguida os vereadores Antônio Bittencourt de Souza (PSD) e Bertilo Borba (PMDB) fizeram uso das Explicações Pessoais, encerrando a sessão.
Colaboração: Suham Dellatorre / Sul in Foco
[soliloquy id=”174932″]