Na noite desta segunda-feira (21), foi realizada a 20ª Sessão Ordinária da Câmara de Vereadores de Braço do Norte. A sessão, que foi conduzida pela vereadora Soraya Michels, debateu diversos requerimentos e indicações, bem como Projetos de Lei foram aprovados. Confira:
Indicações
Através de indicação, a vereadora Arlete Ramos (PP), solicitou ao Poder Executivo que sejam implantadas duas faixas de pedestres em frente às duas saídas do colégio estadual Engenheiro Annes Gualberto. “Mais de 400 alunos frequentam o colégio e nos horários de saída a dificuldade é grande na hora de atravessar a rua. A colocação dessas faixas proporcionaria mais segurança aos alunos”, argumentou.
Outra solicitação feita por Arlete foi a recuperação da pista de acesso à Rua Expedicionário Luiz Coan, no bairro Lado da União. Conforme a vereadora, a melhoria ajudaria a evitar acidentes no local, que conta com um grande fluxo de pessoas diariamente.
A confecção de um projeto de pavimentação para a Rua Moisés Nazário, no bairro Rio Bonito, também foi solicitada. A indicação foi feita pelo vereador Roberto Loch Roling (PMDB). “É uma rua que merece atenção. É bastante movimentada e conta com muitas empresas. Então peço que o Executivo olhe com carinho para o bairro Rio Bonito, especialmente para essa rua no momento”.
O edil também solicitou a remoção do depósito de entulho da municipalidade, hoje ao lado da garagem municipal e do E.S.F. São Francisco de Assis. Segundo o vereador, a solicitação é um pedido da comunidade. “Tudo o que é recolhido na cidade é colocado ali, e o pessoal tem reclamado dessa sujeira. Ali se cria rato, barata, então é complicado. É preciso encontrar outro lugar, pois além da sujeira acumulada ainda tem a questão do visual, fica muito feio. Precisamos dar o exemplo”, destacou.
O vereador Jacinto Orben Perin (PSD) solicitou, também através de indicação, o alargamento das estradas municipais da comunidade rural de São José margem direita. “Fui chamado por moradores e hoje fui verificar. Realmente a estrada é muito estreita para o tanto de caminhão de leite que tem que passar por ali”, afirmou.
Jacinto também solicitou o alargamento das estradas municipais de Azeiteiro e a retirada das curvas mais perigosas, desde a entrada da Gruta Nossa Senhora de Fátima até a propriedade do senhor Isaías Kniess.
O vereador Mário Jorge Danielski (PSD) parabenizou a indicação de Jacinto e afirmou que conseguiu recurso para este serviço na gestão anterior, porém, a mesma não utilizou o recurso e este acabou voltando. “Estou tentando resgatar esse dinheiro para que possamos fazer isso”, afirmou Mário Jorge.
O vereador Israel de Souza Machado (PMDB) ressaltou que alguns locais na localidade de Rio Santo Antônio requerem licença ambiental e solicitou a Fundação do Meio Ambiente do município – Funbama agilidade nessa questão.
Israel solicitou ainda, através de indicação, que o Poder Executivo e o Conselho Municipal de Trânsito estudem a possibilidade de melhorar a sinalização da esquina entre as ruas Jacó Batista Uliano e Severiano Francisco Sombrio. “Falta sim um pouco de atenção por parte dos motoristas, mas melhorias também precisam ser realizadas nesse sentido até porque a tendência é que o movimento aumente ainda mais depois da abertura da serra”, comentou.
O edil solicitou também que a Prefeitura estude a possibilidade de ampliar o perímetro urbano as margens da Rodovia Estadual SC-370, nas comunidades de Rio Bonito, Alto Travessão e Travessão. Ao comentar sua solicitação, o vereador disse que tomou conhecimento de que estudos já estão sendo realizados nesse sentido.
A implantação de uma lombada com sinalização próximo ao Mirandinha Motos, na Rua Teodoro Nazário Corrêa, no bairro Floresta, também foi solicitada pelo vereador a fim de proporcionar mais segurança aos moradores do local.
Israel de Souza Machado solicitou também que o E.S.F. Angelina Lunardi, na comunidade de Travessão, seja murado. “Lamentavelmente algumas pessoas tem usado o entorno do local como banheiro durante a noite, o que gera um transtorno para as pessoas que ali trabalham que tem que ficar lavando diariamente”, argumentou.
A última solicitação do vereador foi referente à coleta de lixo no município. O edil solicitou que o Poder Executivo e a empresa coletora de lixo promovam a divulgação continua dos dias e horários de coleta do lixo nos bairros da cidade. “Muitas pessoas tem colocado o lixo na rua nos dias errados, o que tem gerado muita sujeira já que, às vezes, o lixo fica na rua dois, três dias, daí os animais vem e rasgam as sacolas, espalham o lixo. Poderiam melhorar essa questão da divulgação para que isso fosse evitado”, ressaltou.
Sobre o assunto, o vereador Roberto Kindermann (PSD) destacou a importância de cobrar da empresa coletora a eficácia na prestação do serviço. “Às vezes o dia e horário estão marcados e o caminhão não passa. Precisamos estar atentos a isso e denunciar para que a Prefeitura possa estar cobrando da empresa caso haja necessidade”.
As indicações serão encaminhadas ao Poder Executivo.
Moções de Congratulação
O vereador Rafael Marcelino Borgert apresentou à Casa a Moção de Congratulação à Rodnei Oliveira, pelo concerto voluntário dos balanços do parque infantil da escola Antônio Rohden. “Sem dúvida, é uma atitude muito bonita que deve servir de exemplo para todos”, afirmou.
O professor de música e dança, Albertino Ferreira, também recebeu Moção de Congratulação através do vereador Israel de Souza Machado. “Temos que homenagear as pessoas em vida e Albertino merece a homenagem por ser um defensor e incentivador da cultura”.
Moções de Pesar
A vereadora Carmelina da Silva Rossi apresentou à Casa duas Moções de Pesar. À família de Dinorá de Souza Custódio, pelo seu passamento aos 78 anos de idade, e à família de Lourenço Wessing, pelo seu passamento aos 86 anos. As Moções de Pesar, assim como as de Congratulação, serão encaminhadas as pessoas de direito.
Requerimentos
Através de Requerimento, o vereador Roberto Kindermann (PSD) solicitou aos colegas edis a concessão de regime de urgência e a dispensa de pareceres das Comissões Permanentes em relação ao Projeto de Lei Ordinária nº 0032/2017, que autoriza o Chefe do Poder Executivo a realizar um adiantamento de repasse de recurso financeiro para a Associação de Apoio a Criança e ao Adolescente – Asacad.
O Requerimento foi aprovado por unanimidade em primeira e única deliberação, assim como o Projeto de Lei.
Projetos de Lei
Além do Projeto de Lei referente ao adiantamento do repasse de recurso à Asacad, os vereadores aprovaram também, em primeira e única deliberação, o Projeto de Lei Ordinária nº CM 0021/2017, proposto pelo vereador Israel de Souza Machado, que denomina a Rua Tiago Artur da Rosa, no bairro Sertão do Rio Bonito.
A comunidade também teve a nomeação ainda de outra rua aprovada: a Rua Gilberto Rech Wessling. Proposta do vereador Mário Jorge Danielski.
Na tribuna
Ao fazer uso da tribuna, o vereador Israel de Souza Machado (PMDB) falou sobre a necessidade de ampliação do perímetro urbano da cidade. Para o vereador, a ampliação é importante, principalmente, para que as pessoas possam regularizar a situação de suas casas. “Hoje temos centenas de lotes prontos para construir e morar, mas as pessoas não conseguem ligar água e energia porque os lotes não estão regularizados”.
O edil solicitou ainda que a Polícia Militar intensifique a fiscalização nas vias públicas, pois muitas famílias, especialmente as que moram próximas a Europacar (apenas referência) não conseguem mais dormir devido ao excesso de bagunça nas proximidades. “Não é a questão da concentração de jovens que tem incomodado, e sim o exagero, o som alto. Temos pessoas idosas morando por ali que já pensam até em sair por não conseguirem mais descansar”, comentou.
Israel falou ainda sobre a visita dos alunos do 4º ano do colégio Engenheiro Annes Gualberto, ocorrida na tarde desta segunda-feira. Na oportunidade, os alunos apresentaram aos presentes um projeto lançado na escola que trata da importância da preservação do patrimônio público.
Colaboração: Elizangela De Bona Laurindo