Política

Vereadores da Amrec criam associação

Foto: Jornal Diário de Notícias

Foto: Jornal Diário de Notícias

A exemplo de oito microrregiões do Estado, a Região Carbonífera também se mobilizou e passa contar com uma associação de vereadores. O Legislativo de Cocal do Sul foi o anfitrião do evento de fundação da Acamrec, realizado na noite de ontem, no Restaurante e Churrascaria Granitão, com a presença de quase 50 parlamentares.

Inicialmente, a associação terá sede na rua Sigisfredo Back, nº 355, no Centro de Forquilhinha, onde funciona a Câmara Municipal. O idealizador da Acamrec é o atual presidente do Legislativo forquilhinhense, Rangel Loch (PP), que foi quem coordenou os trabalhos para a aprovação da ata de fundação. "Fomos buscar exemplos em outras regiões. Entre os muitos benefícios, me chamou atenção a assessoria jurídica que as associações oferecerem. Hoje, temos os assessores jurídicos em cada câmara, mas, quando muda o presidente, os assessores também costumam mudar. Na associação é diferente, terá sempre alguém fixo e disponível para auxiliar nas dúvidas que os vereadores possam ter referente às leis", comentou Rangel.

O presidente da Associação das Câmaras Municipais do Oeste de Santa Catarina (Acamosc), Dianei Fortti, que é vereador de segundo mandato em Quilombo, foi convidado para explanar sobre os trabalhos da entidade, que tem 25 câmaras de vereadores associadas e atua há cerca de 30 anos. "Muitos prefeitos querem que nós vereadores sejamos submissos a eles. Mas, não é para ser assim. A associação é justamente para o nosso fortalecimento", frisou.

Também presente, o presidente da União dos Vereadores de Santa Catarina (Uvesc), Valnir Camilo Scharnoski, comentou que a classe política está atualmente com a credibilidade reduzida, por isso que iniciativas como esta contribuem para mostrar à sociedade e aos prefeitos que os vereadores são muito importantes. "Eles são os responsáveis pela aprovação das leis que serão usadas pelo Executivo para administrar a cidade. A população da Região Carbonífera vai ganhar com a criação desta associação. O vereador é aquele que está no dia-a-dia perto das pessoas, é o cabo eleitoral dos deputados e levam as informações das cidades a eles; considerou Scharnoski.

COMISSÃO PROVISÓRIA:

Rangel loch (PP), de Forquilhinha

Vanderlei Zilli (PMDB), de Criciúma

Eloir Minatto, o Biro Biro (PSD), de Nova Veneza

Roseny Cittadi, a Nega (PMDB), de Cocai do Sul

Ema Hofmann Benedet (PMDB), de Lauro Müller

Jucemar Cesconetto (PMDB), de Treviso

Izolete Duarte Vieira Gastaldon (PP), Urussanga

Ademar Bertan (PSDB), de Morro da Fumaça

Márcio Toretti (PMDB), de Içara

Tiago Albrinico (PSD), de Siderópolis

Orleans e Balneário Rincão não tiveram vereadores presentes

Com informações do Jornal Diário de Notícias