Na sessão ordinária da Câmara de Vereadores de Orleans, apenas o vereador Mário Coan (PSDB) fez uso da tribuna. Ele aproveitou a oportunidade para fazer um questionamento ao líder do Governo Municipal, vereador Valter Orbem (PSD). Trata-se de uma dúvida relatada a ele pelos profissionais da área da agricultura familiar.
“Nesta semana, o pessoal que trabalha com agricultura familiar e fornece merenda escolar me fez um questionamento no qual eu vou fazer ao líder do governo. Eles querem saber se é verdade que nestes últimos meses não serão mais adquiridos os produtos deles, mas sim de uma cooperativa de São Ludgero. Eles estão preocupados. No ano passado, eles ficaram sem receber e acabam entrando em dificuldade”.
Ainda no pronunciamento, Mário Coan fez questionamentos também relacionados à área da saúde. “Da mesma forma, ouvi dizer que na saúde estarão suspensos exames laboratoriais e exames de raios-x que já não existem mais em Orleans, uma cidade desse porte sem esse exame é muito complicado. Como ficam as pessoas nos próximos 70 dias? Como fica o princípio da continuidade do serviço público de dividir-se a necessidade de serviço de acordo com o orçamento?”, indagou.
Para o vereador, a paralisação destes serviços deve-se a uma falha na gestão. “Pelos princípios da administração pública, o contingenciamento quando se está entrando em dificuldade se inicia há mais tempo, a ponto de ser evitado o colapso de alguns serviços públicos”, afirmou. “A gente vê também a Secretaria de Obras 100% parada, diferente do período eleitoral que eles passavam até nos domingo e tarde da noite. Agora, as estradas já estão ficando em condições difíceis de serem transitadas e onde é que está o serviço público?”, completou.
Na última parte da sessão ordinária, denominada Explicações Pessoais, os vereadores Osvaldo Cruzetta (PP), o Vá, Pedro João Orben (PMDB) e Angela Maria Fenilli Bratti (PP) também fizeram questionamentos a respeito de serviços que deixaram de ser realizados devido a corte de gastos. Para assistir à sessão ordinária na íntegra, acesse este link.
Ordem do Dia
Foi aprovada por unanimidade a Indicação nº 38/2016 para que o prefeito municipal repasse o valor de R$ 5 mil ao Sênior de Orleans por meio de convênio com os recursos provenientes das economias da Câmara de Vereadores de Orleans para aquisição de material esportivo. Autor: Cristian Berger (PP), o Kiki.
[soliloquy id=”195632″]