Em sessão na noite dessa terça-feira (25), os vereadores aprovaram por unanimidade a proposta de mudança dos símbolos do município de Nova Veneza. A proposta assinada pelo vereador Giliard Cesconetto Gava (PP), é de padronização das imagens da Bandeira e do Brasão municipais.
Segundo Gava, as imagens do Leão de São Marcos e da Gondola, estampadas no Brasão e Bandeira, mudam muito conforme quem confecciona o material, sendo que muitas vezes descaracterizam totalmente os símbolos. “As vezes a Gondola é representada como se fosse um barco Viking e o Leão as vezes aparece com asas, as vezes sem e as vezes até parecendo outro felino que não um leão”, afirmou.
Além da padronização dos símbolos, o vereador sugeriu que se insira na Bandeira e Brasão do Município a imagem de ramos de arroz, acompanhando as folhas de fumo e pés de milho, que já constam.
Giliard afirmou que em muitas cidades do país que tinham folhas de fumo em seus símbolos estão retirando esta representação. Ele diz acreditar que isso seria injusto, uma vez que é inegável a contribuição deste cultivo para a economia neo-veneziana por muitos anos. “Não creio que seja justo tirar nenhuma cultura, mas sim acrescentar nos nossos símbolos a representação do arroz, que é hoje nossa principal cultura e fonte de renda de nossos agricultores”, explicou.
A Lei que criou a Bandeira e Brasão de Nova Veneza é de 22 de março de 1974, sob o comando do então prefeito Alfredo Bortoluzzi.
Colaboração: Silmar Vieira