Poder Legislativo

Vereadores aprovam fim do feriado de Imaculada Conceição

Foto: Francieli Oliveira

Foto: Francieli Oliveira

Após parecer positivo das comissões, os vereadores de Rio Fortuna aprovaram em plenário o Projeto de Lei do Executivo que extingue o feriado municipal de 8 de dezembro, referente à Imaculada Conceição. De acordo com a justificativa apresentada no projeto, a intenção é readequar o calendário com as datas realmente cultuadas pela comunidade local. Ainda de acordo com a justificativa, o feriado compromete as indústrias e comércios locais. O vereador Valdir José Warmling (PSDB) usou a palavra e colocou que esse projeto vem para esclarecer as contradições em relação ao feriado.

Cidadão riofortunense

Também foi aprovado o Projeto de Decreto Legislativo da vereadora Delma Seibert Exterckoetter (PPS) que concede o título de cidadão riofortunense ao ex-deputado estadual Altair Guidi. O projeto também recebeu as assinaturas do presidente da Casa, Eduardo Wiggers (PP), e do vereador Aldo Vandresen (PMDB). A autora justificou o projeto enfatizando os recursos destinados, pelo então deputado, ao município.

Acompanhamento

Os vereadores Lindomar Ballmann (PSD), Diego Boeing (PP), Romírio Schueroff (PP) e Valdir José Warmling solicitaram ao Poder Executivo Municipal a relação de horas-extras pagas no período de janeiro de 2015 até a data de resposta, especificando o nome do servidor e a quantidade de horas-extras em cada mês. Os mesmos vereadores pediram também as cópias de todas as portarias emitidas pela Prefeitura entre os meses de dezembro de 2014 e setembro de 2015.

Drenagens

O vereador Romírio Schueroff solicitou que o Executivo encontre uma maneira de executar um trabalho paliativo para o desentupimento das drenagens, que obstruídas contribuem ainda mais para os danos nas estradas em períodos de chuva. O vereador reforçou o pedido para um dreno entupido na comunidade de Rio Bravo Baixo, na propriedade de Volnei Oenning.

Eleição Conselho Tutelar

O presidente Eduardo Wiggers ressaltou o comunicado do Conselho Municipal dos Direitos das Crianças e Adolescentes sobre a eleição para as novas conselheiras tutelares que ocorre em 4 de outubro, das 8 às 17 horas, na Escola Municipal Professor José Boeing. Tem direito ao voto quem estiver com o título eleitoral em dia. Na hora da votação é necessário apresentar um documento com foto. São 14 candidatas disputando cinco vagas.

Solução urgente

O presidente também alertou os órgãos responsáveis para verificar a alimentação elétrica das capelas de um setor do Cemitério Municipal. Alguma irregularidade está provocando choques. Eduardo chamou a atenção para a urgência da regularização do problema.

Ponte

O presidente Eduardo Wiggers ainda solicitou ao setor de Obras da Prefeitura uma solução para a ponte do Wenz, na comunidade de Rio Bravo Baixo. O vereador Valdir José Warmling  complementou o pedido e explicou que a Eletrosul está disposta a colaborar com material.

Melhorias

O vereador Valdir também solicitou melhorias no acesso à propriedade de Vicente Feldhaus, na comunidade de Rio Bravo Baixo.

Recursos

Por último, Valdir enfatizou recursos destinados ao Município. São R$ 100 mil da deputada Geovania de Sá para a área da saúde e R$ 250 mil do senador Dalírio Beber (PSDB).

Recuperação

Os vereadores Aldo Vandresen e Diego Boeing voltaram a pedir ao setor de Obras a recuperação de uma ponte na Estrada Geral Rio Chapéu, nas proximidades da propriedade de Flávio Figueiredo.

Estradas

Diego também solicitou melhorias no acesso à propriedade de Humberto Heidemann, na comunidade de Rio Bravo Baixo, assim como nos acessos (novo e antigo) à propriedade de Ivonei Heidemann, na comunidade de Rio Chapéu, e a recuperação da Estrada Geral nas proximidades das propriedades de Edésio Feldhaus e Evilásio Bloemer, na Barra do Rio Chapéu.

Colaboração: Francieli Oliveira