Os vereadores de Morro da Fumaça aproveitaram a visita de técnicos da Agência de Regulação de Serviços Públicos de Santa Catarina (Aresc), de Florianópolis e também da Casan de Criciúma para relatar os problemas da escassez de água no município.
Mais do que alertar sobre a situação, eles apresentaram vídeo com levantamento feito pelo vereador Raimundo Marques, o Mundi (PMDB), que mostra mananciais nas proximidades do distrito de Estação Cocal e da localidade Mina Fluorita, locais onde os problemas são maiores. “Fizemos este levantamento no ano passado e vimos que há bastante água que pode ser utilizada para abastecer as nossas comunidades”, comenta Mundi.
O engenheiro civil da Casan de Criciúma, Lourenço Zanette salientou que há entre as alternativas para sanar a falta de água seria ampliar a rede trazendo o líquido da Barragem do Rio São Bento ou ainda aumentar a capacidade da Estação de Tratamento de Rio Vargedo, que abastece a cidade atualmente.
“É um problema que estamos atentos e soluções precisam ser tomadas imediatamente para que os fumacenses não venham a sofrer com a falta de água”, relata o presidente do Legislativo, José Carlos Bortolin, o Calita (PMDB).
Colaboração: Marciano Bortolin – Assessor da Câmara de Vereadores de Morro da Fumaça