As vereadoras Camila do Nascimento (PSD), Geovânia de Sá (PSDB) e Tati Teixeira (PSD) já estão trabalhando ativamente no Projeto de Lei que elas vão elaborar voltado às mulheres. Em reunião realizada nesta semana as parlamentares definiram o cronograma das ações, e na próxima semana elas vão agendar visitas ao Conselho Municipal da Mulher. “Vamos trabalhar em dois focos, violência doméstica e saúde da mulher”, disse Tati.
As edis também vão conversar com o responsável pela Delegacia de Polícia da Mulher, Casa de Apoio a Mulher e União Brasileira de Mulheres (UBM) na região de Criciúma para obter mais informações, dados e fazer um diagnóstico para serem acrescentados no Projeto de Lei. Na mesma semana elas também devem visitar a Secretaria do Sistema da Saúde, Rede Feminina de Combate ao Câncer, e outras entidades da área.
Conforme a parlamentar Camila através dos dados obtidos com requerimento, será possível fazer um diagnóstico parcial sobre a quantidade de mulheres que fazem o Boletim de Ocorrência, mas não seguem com representação e opção que elas possuem perante a Justiça. “Acreditamos que há meios para estimular não só que as agressões sejam denunciadas, como também que as mulheres mantenham-se firmes quanto à necessidade de responsabilização de seus parceiros pelos atos que praticaram. Outra preocupação por ora da bancada feminina é criar, viabilizar e desenvolver projetos na área da Saúde da Mulher, que se faz uma necessidade cada vez mais presente devido à falta de informação nas comunidades. O tema envolve uma ampla área de atuação revisando problemas de DSTs e, principalmente, do câncer de colo uterino, além de métodos contraceptivos e cuidados na gestação, entre outros assuntos”, explicou a vereadora.
A vereadora Geovânia de Sá contou que o intuito é voltar para o papel da mulher, conhecer a estrutura, qual é a proteção e apoio que elas tem para trabalhar outras questões e trabalhar as já existentes.
Colaboração: Daniela Savi